Um jantar completo, com direito a “Paella Tocantinense” com ingredientes regionais e não frutos do mar, “Ceviche de Pirarucu” e “Brigadeiro Gourmet de Coco de Babaçu”, foram os pratos preparados pelas chefs de cozinha Hellen Kato e Tatiana Evangelista, na sexta, 29, durante o Cozinha Show, que é uma das atrações do 8º Festival Gastronômico de Taquaruçu. 

A apresentação encantou o público presente e chamou a atenção para o fato de que é possível reinventar pratos tradicionais de outros países com os produtos encontrados no Tocantins. “A ideia ao elaborarmos os pratos foi reinventar a gastronomia tocantinense, conhecer novos sabores”, disse Hellen Kato, ao apresentar a “Paella Tocantinense”, explicando que elas adaptaram um prato espanhol, a base de fruto mar com ingredientes como carne de sol, pequi, pamonha, linguiça caseira, chambari, dentre outros produtos regionais.

Já para o Ceviche, o peixe escolhido foi o pirarucu e foi feito com limão, leite de coco e temperos. “Gostamos da gastronomia e gostamos de inventar novos pratos”, disse o professor de música Arão de Lemos Júnior, que estava o lado esposa Luciana Lima Lemos. Os dois acompanhavam atentos à preparação dos pratos.  “Aqui aprendemos novas receitas e técnicas, produtos, equipamentos e ingredientes utilizados nas cozinhas”, disse Luciana, que deseja fazer os novos pratos em casa. 

O Cozinha Show tem toda estrutura de uma cozinha completa montada na Praça Maracaípe e o público tem acesso livre e gratuito às oficinas, podendo  degustar as preparações especiais doschefs de cozinha participantes.

Os sabores regionais são as principais inspirações para a confecção dos pratos e os chefsapresentam seus talentos em preparações diferenciadas e cheias de sabor durante o Festival Gastronômico.