Fernando Almeida

Dez dias após sair a exoneração no Diário Oficial, o ex-secretário municipal da Saúde de Araguaína (TO) não havia se desligado totalmente do município. Ele ainda assinou documentos e fez viagem interestadual, durante a madrugada, em veículo oficial da secretaria com motorista à disposição.

A reportagem do programa “A voz do Povo” (TV Líder) flagrou o momento em que o carro oficial da secretaria pegou o ex-secretário em casa (Araguaína-TO)  e o levou para a cidade de Imperatriz  (MA). O flagrante ocorreu no último dia 28 de agosto, por volta das 3h00 da manhã.

Acúmulo de funções públicas

Genésio Pessôa de Albuquerque Junior pediu exoneração do cargo em 18 de agosto, após o Ministério Público Estadual pedir o afastamento dele por acúmulo indevido de funções púbicas.  De acordo com o Promotor de Justiça  Alzemiro Wilson Peres Freitas,  Genésio é servidor público estadual e ocupa o cargo de cirurgião-dentista desde novembro de 1994.

Ainda segundo Alzemiro, quando nomeado para secretário municipal em Araguaína, Genésio encontrava-se licenciado e recebendo seus vencimentos de forma integral, para desempenho de mandato classista, como secretário-geral do Conselho Federal de Odontologia. “Como ficou exposto, o secretário possui acúmulo indevido de funções públicas”, afirmou o Promotor de Justiça, no pedido de afastamento.  Ele estava no cargo desde abril de 2014.

Resposta da Prefeitura

Em nota, a prefeitura de Araguaína explicou que, mesmo após a exoneração, o ex-secretário precisou assinar documentos. “(...) alguns processos administrativos que datam da época de quando ele era secretário, necessitam da assinatura dele para serem concluídos.”

Em relação ao uso do veículo oficial para levar o ex-secretário ao Maranhão, a prefeitura explicou. “As assinaturas dos documentos fizeram com que ele perdesse o voo em Araguaína. Como o atraso se deu em virtude das obrigações do mesmo na secretaria, o órgão municipal se comprometeu a deixá-lo em Imperatriz (MA), para que pegasse um novo voo.” A nota não cita quantos ou quais documentos.