Natural do Tocantins, o capim dourado virou tema de quatro selos comemorativos dos Correios. Nativo da região do Jalapão, o capim dourado foi retratado pela artista Cecília D’angeli e circulará pelo Brasil durante os próximos 12 meses. O lançamento dos selos foi feito nesta sexta-feira, 12, pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc).

Durante o evento,  realizado no Memorial Coluna Prestes, o vice-governador Tom Lyra assinou uma das obliterações dos selos juntamente com o diretor regional dos Correios, Paulo Werneck, e do diretor de Arte e Cultura da Seduc,  Marcelo Lopes. Para o vice-governador, os selos em homenagem ao capim dourado são uma forma de difundir a cultura tocantinense para além das divisas do Estado. “Acredito que o capim dourado seja um dos grandes símbolos da nossa cultura. Através dos selos, os brasileiros terão a oportunidade de conhecer um pouco da cultura, da força e do trabalho do nosso povo”, disse.

Para o diretor de Arte e Cultura da Seduc, com as impressões oficiais dos Correios, todos os artesãos de capim dourado são homenageados. Segundo Marcelo Lopes, os selos são uma forma de valorizar o trabalho do povo que sobrevive do artesanato com a planta. “É um reconhecimento, por parte dos Correios, da importância do capim dourado, que alimenta um trabalho artesanal reconhecido no Brasil inteiro”, completou.

Responsável pela confecção e distribuição dos selos, os Correios confeccionaram uma tiragem de 990 mil impressões dos quatro modelos lançados nesta sexta-feira. De acordo com o diretor regional da empresa, Paulo Werneck, todos os anos é realizado um concurso para a escolha de um tema comemorativo para a impressão dos selos. “O capim dourado é um tema genuinamente tocantinense. A partir de hoje os selos já podem ser utilizados durante um ano. Se durante este período os selos acabarem e houver uma nova solicitação, faremos outra remessa”, explicou.

Artesãos

Para quem trabalha diariamente com o capim dourado, o lançamento dos selos é uma forma de valorizar o produto, desde a colheita até a produção das mais diversas peças e biojóias. Para o artesão Arnon Ribeiro Tavares, que colhe e produz artigos em capim dourado, as publicações postais são positivas. “Este selo é especial porque é uma forma de divulgar o nosso trabalho, a nossa cultura”, ressaltou.

 

Depois da solenidade, o público presente ainda assistiu apresentação cultural de artistas da comunidade Mumbuca e música do projeto Da Caatinga ao Cerrado, do cantor e compositor Toninho Borges.

Participação

Participaram do evento o vice-governador Tom Lyra, o diretor de Arte e Cultura da Seduc, Marcelo Lopes, o diretor regional dos Correios no Tocantins, Paulo Werneck e a subsecretária de Educação Básica da Seduc, Jucylene Borba, que na ocasião recebeu o álbum de emissão filatélica dos Correios.