Fernando Almeida

O Ministério Público Eleitoral flagrou na terça-feira (16) um servidor da Prefeitura de Peixe, região sul do estado, utilizando maquinário do município na desmontagem da estrutura de campanha do candidato Sandoval Cardoso (SD).  O funcionário foi preso e o secretário de obras será ouvido pela polícia.

Segundo o MPE, após a prisão em flagrante do servidor, um inquérito policial foi instaurado para investigar o caso, que será apurado pela Justiça Comum.  Também será encaminhado ao Procurador Regional Eleitoral em Palmas para análise de eventual repercussão em matéria eleitoral.

Ao AN, o Promotor Eleitoral Mateus Ribeiro dos Reis, da Promotoria de Peixe (TO), deu mais detalhes sobre o caso.  Segundo ele, o secretário de obras do município vai prestar esclarecimentos à polícia, para saber qual superior deu ordem para o uso do maquinário público para fins eleitoreiros.

O flagrante ocorreu por volta das 17h00, na cidade de Peixe (TO), onde Sandoval Cardoso (SD) fez campanha. O servidor usava um trator e uma carretinha para auxiliar na retirada da estrutura montada para receber o candidato a governador e os demais.   Durante a carreata um rojão atingiu uma casa de cobertura de palha e pegou fogo.

Sobre as responsabilidades da prefeitura de Peixe, o Promotor explicou. “De início é peculato, uso de bens públicos para fins particulares,” frisou.  Quanto a Coligação de Sandoval Cardoso,  Reis explicou que o material apreendido (trator e carretinha) estão sendo periciados. Logo após o caso será encaminhado ao procurador regional eleitoral, Álvaro Manzano, em Palmas (TO). 

O AN tentou contato com a prefeitura de Peixe, mas não conseguiu. Também procurou a assessoria de Sandoval Cardoso, mas as ligações não foram atendidas e nem retornadas.  Segundo o TRE, a prefeita da cidade é Neila Pereira dos Santos (PSDB).