Ramila Macedo

Os bancários do Tocantins podem entrar em greve ainda neste mês. Em plena campanha salarial, a categoria aguarda para esta sexta-feira (19) uma proposta da Federação Brasileira de Bancos (Fenaban). Os funcionários pedem reajuste de 12,5%, além de diversas melhorias nas condições trabalhistas.

De acordo com o SINTEC (Sindicato dos Bancários do Tocantins), os diretores do sindicato iniciaram na segunda-feira (15) a entrega do “kit Greve” para todas as agências do estado. O kit contém folders, faixas, cartazes e camisetas.

O SINTEC informou que as negociações da Campanha Salarial 2014 tiveram início no dia 20 de agosto, na primeira reunião com Fenaban. Diversas reuniões também já foram realizadas com o Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, porém não tem obtido avanço.

A Fenaban se comprometeu a apresentar uma proposta para a categoria nesta sexta-feira, 19.  O presidente do SINTEC-TO, Crispim Batista Filho, destaca a luta pelo direito dos bancários e a falta de interesse dos bancos em negociarem. “Defendemos condições mais dignas de trabalho, mais saúde, um salário justo com o fim das metas abusivas e do assédio moral. Caso a proposta não atenda nossas reivindicações vamos parar”, informou o presidente.

Na pauta das reivindicações, está reajuste salarial de 12,5%, piso de R$ 2.979,25; vales alimentação, refeição, 13ª cesta e auxílio-creche/babá: R$ 724,00 ao mês para cada (salário mínimo nacional); melhores condições de trabalho, com o fim das metas abusivas e do assédio moral que adoecem os bancários; Prevenção contra assaltos e sequestros além de Igualdade de oportunidades para todos, pondo fim às discriminações nos salários e na ascensão profissional de mulheres, negros, homoafetivos e pessoas com deficiência.