Fernando Almeida

Segundo a prefeitura, o programa Araguaína Conectada começa a ser implantado a partir do inicio de outubro. O projeto, orçado em 4,5 milhões, será realizado em três etapas. O objetivo é instalar 80 câmeras nas principais ruas e  disponibilizar internet gratuita em 7 praças.

De acordo a prefeitura, a execução da primeira etapa do projeto começa em outubro e deve ser concluída no prazo de dois meses.  Nesta fase, serão instaladas 25 câmeras no centro, incluído toda a extensão da Cônego João Lima, bancos, praças, rodoviária e na Feirinha.  As imagens serão acompanhadas em tempo real numa central de monitoramento, integrada à cada câmera por uma rede de cabos de fibra ótica.

Identificação de placas

A prefeitura também informou que as câmeras gravam em alta definição, sendo capaz de  capturar com nitidez a imagem da uma placa de automóvel numa distância de até 50 metros.  “O Sistema de Reconhecimento Automático de Placas possibilita, junto ao sistema geral do Detran, a identificação imediata e informações sobre o veículo e seu respectivo proprietário, bem como irregularidade dos veículos,” explica o executivo em nota.

Pontos de internet gratuita

O programa Araguaína Conectada também prevê a oferta de internet gratuita à população em sete praças da cidade.  Até dezembro o serviço será disponibilizado na Praça São Luis Dom Orione. A terceira etapa atenderá outras seis localidades.  São elas: praças das Bandeiras,  Vila Aliança, do Galo, Norte Goiano, da Igreja São Paulo e do Chafariz. Já a rede  projetada para atender a demanda é de 2,5GB de velocidade.

Orçamento R$

O projeto de vídeo monitoramento visa instalar ao todo 80 câmeras, sendo 25 nessa primeira etapa. São 70  com giro de 360 graus e 10 câmeras fixas, todas com suporte à baixa condições de iluminação.  Segundo a prefeitura, o valor global do projeto é R$ 4.500.000,00.  Este valor será instalar todos os pontos de videomonitoramento, rede de comunicação e implantação da cidade digital, conforme programa Araguaína Conectada.