Fernando Almeida

A apreensão da aeronave e a prisão de quatro pessoas na tarde de quinta-feira, 18, em Goiás com 504 mil reais e santinhos de Marcelo Miranda (PMDB) e Carlos Gaguim (PMDB), também repercutiu negativamente na campanha de Sandoval Cardoso (SD).  Após a divulgação de fotos e contratos milionários em que mostram a proximidade entre os presos e os dois grupos políticos, Miranda e Sandoval boicotaram a sabatina realizada na noite de sexta-feira, 19, em Araguaína.

Dono de avião apreendido em GO é amigo de Marcelo e tem contrato de R$ 17,4 mi no governo de Sandoval

Com a ausência dos líderes nas pesquisas, Carlos Potengy (PCB ) e Ataídes Oliveira (PROS) responderam a questionamentos da organização da sabatina, da plateia e apresentaram propostas. Na área da educação os dois defenderam um fim das indicações políticas para diretores de escolas, valorização dos profissionais da área e mais investimentos.

Desenvolvimento

Sobre o desenvolvimento do Estado, Ataídes disse que vai montar um plano de marketing perfeito, dar incentivos fiscais às empresas e investir em qualificação  dos jovens.  Segundo ele, a partir desse ponto, o estado será industrializado, que agrega valores aos produtos já beneficiados.  Potengy defendeu um modelo de desenvolvimento em que além do econômico, inclui também o respeito às manifestações culturais do estado.

Corrupção

Oliveira argumentou que a corrupção no Tocantins, leva para o ralo entre 20% e 40% do orçamento do estadual.  Segundo ele, com e eliminação desse “câncer e praga”  será possível equilibrar as finanças do estado. E vai ter dinheiro para investir em saúde, educação e infraestrutura.

Críticas aos ausentes

A ausência de Marcelo e Sandoval foi alvo de duras críticas.  Ataídes demonstrou-se indignado com a falta dos dois candidatos. Ele considerou o fato como um desrespeito para com o eleitor. Ainda mostrou uma foto do avião e disse “ele (Marcelo) devia estar aqui para explicar isso.”

Potengy foi mais cauteloso, não citou nomes, mas lamentou a ausência dos concorrentes. “É um triste dia para a democracia!”  Marcelo e Sandoval estavam em Araguaína na data de ontem, mas não compareceram à sabatina realizada na Faculdade Católica D. Orinone.