Ramila Macedo

Empresários, colaboradores  e diretores da Aciara (Associação Comercial e Industrial de Araguaína)  participaram da palestra “Vendendo para Públicos Sofisticados” e “A importância do Networking” ocorrida na noite da sexta-feira, 19. O encontro teve como palestrante o empresário e consultor Luiz Eugênio Fernandes Duarte (Brasília DF ) que destacou  o potencial de negócios para classes A e B de Araguaína.

A palestra é uma ação do 3º Encontro com Líderes promovida pela Aciara. Na oportunidade, o consultor Luiz Eugênio disse que Araguaína tem público sofisticado e que o empresário precisa conhecer e entender as necessidades desse público. “Classe A e B vale a pena em Araguaína− Primeira conclusão. Segunda conclusão: é preciso ter negócios para o público que você quer. E terceiro, Associativismo. Se você quer ter negócios, participe de grupos onde teu cliente pode te achar mais fácil”.

Melhoria no IDHM

O palestrante elogiou os dados do IBGE que colocam Araguaína como uma das poucas cidades do estado e da região com IDHM alto. O índice saltou de 0,451 em 1991 para 0,752 em 2010 (quanto mais próximo de 1, melhor). E reforçou que a cidade tem público pertencente às classes A e B.

Atendimento

Conforme Eugênio, esse público precisa de mais atenção que os outros. É fundamental que o empresário conheça os valores desse cliente. São pessoas que valorizam o dinheiro, mas também dão valor para muitos fatores. Como atendimento, higiene, condições do local, iluminação. Para conquistar o público sofisticado é preciso fazer “aquilo que os outros não fazem para teu cliente. O cliente gosta de ser bem tratado, gosta de ser correto” frisou.

Importância da palestra

Ao final da palestra, o público presente pode tirar dúvidas de como incrementar seus negócios e atendimento. Para o presidente da Aciara, Manoel de Assis Silva, "aproveitar as potencialidades destas classes de consumo mais exigentes são ótimos caminhos para o crescimento de uma empresa. Mas todas as dicas e orientações do palestrante servem também para aplicarmos no dia a dia do comércio, com todos os tipos de consumidores”, finaliza Manoel.

 

Conforme Eugênio, esse público precisa de mais atenção que os outros. (Foto/Assessoria da Aciara)