Cerca de 30 alunos do curso de técnico em Segurança do Trabalho ofertado pelo Pronatec – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego no município de Rio dos Bois, pela Sedecti – Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência Tecnologia e Inovação, participaram de uma aula diferente em Palmas.

 A visita faz parte da disciplina legislação e norma em Segurança do Trabalho ministrada pelo professor Adaílton da Silva Teixeira e tem o objetivo de colocar os alunos em contato com o ambiente prático do profissional de Segurança do Trabalho. Os futuros técnicos visitaram uma obra da empresa Rodes Engenharia, na Capital, e conheceram como é o dia a dia de um técnico em Segurança do Trabalho. Eles receberam orientações importantes sobre medidas de prevenção e segurança dos trabalhadores e conheceram de perto todos os equipamentos obrigatórios para que evitar acidentes num local de trabalho.

 

Mauricélia Bezerra da Silva, 17 anos, foi uma das alunas que participou da aula prática. “É uma maneira mais detalhada de aprender. Quando a gente começa a ver na prática como as coisas acontecem, fica mais fácil entender a parte teórica”, relatou a jovem, que também é estudante do 2º ano do ensino médio.

Já para o aluno Igor Lima, a experiência serviu de incentivo para continuar curso. “Eu já estava meio que desmotivado com o curso e, agora que tive contato com a parte prática e pude ver a importância de um técnico de Segurança do Trabalho, fiquei entusiasmado a seguir até o final do curso,” confessou.

 

Pronatec

 

O Pronatec foi lançado no Tocantins em abril neste ano pela Sedecti – Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência Tecnologia e Inovação e até o final de 2014 deve oferecer cursos em todos os municípios do Estado. O Pronatec é um Programa do Governo Federal que tem o objetivo de ampliar a qualificação profissional no país. O programa já conta com cerca de 150 turmas de cursos técnicos e de FIC – Formação Inicial Continuada em diversas áreas do conhecimento em 70 municípios do Estado. O investimento total será de aproximadamente R$ 63 milhões e serão disponibilizadas 20 mil vagas para capacitação dos tocantinenses, o que deve aquecer o mercado com mão de obra qualificada.