Ramila Macedo

O espetáculo “Os Gigantes da Montanha” encenado pela companhia mineira Grupo Galpão apresentou em Araguaína na noite deste domingo, 22. O evento ocorreu na praça São Luiz Orione, e por 90 minutos o público se encantou com o charme das interpretações dos atores que também cantavam e tocavam.

Conforme o grupo, a montagem tem pilar na fábula do dramaturgo italiano Luigi Pirandello, Os Gigantes da Montanha, que é uma alegoria calcada na realidade sobre o valor do teatro e sua capacidade de comunicação com o mundo moderno, de pessoas cada vez mais preocupadas com os afazeres materiais.

O universo cênico da peça traz o embate dos que “vivem a vida” (os Gigantes) e a poesia dos que “vivem a arte” (atores da trupe da Condessa). Na fábula, há uma companhia de teatro completamente falida que chega numa vila mágica governada pelo mago Cotrone, que defende o mundo da imaginação sobre a realidade.  A condessa insiste em não ficar na Vila, porque ela quer continuar a representar sua peça em outros lugares.

A peça agradou a quem a assistiu e arrancou cerca de 3 minutos de aplausos da plateia. No final da apresentação, os elogios soavam. “Bravo” gritava um grupo à esquerda do palco.

Ao Araguaína Notícias, a atriz Inês Peixoto falou da experiência de encenar na cidade. “Foi uma noite super especial estar aqui no estado de Tocantins. Nós nunca estivemos aqui antes, é a primeira vez. A gente adorou aqui. Achamos o público super atento, foi uma noite super agradável. Acho que as pessoas embarcaram nesse grande delírio que é o Gigante da Montanha”.