A equipe de handebol feminino do Colégio Estadual Buruti, de Buriti do Tocantins, faturou ouro na final estadual dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets), categoria 15 a 17 anos. Também garantiu o primeiro lugar na competição o time de basquete masculino do Colégio São Geraldo, de Paraíso. Os jogos foram realizados na tarde desta sexta-feira, 26, em Palmas.

As alunas do Colégio Estadual Buriti enfrentaram o time do Colégio Tocantins, de Miracema. Em partida no ginásio do Colégio Batista, o time campeão começou bem desde o início e abriu três gols no placar. No segundo tempo, o confronto ficou acirrado e o Colégio Tocantins diminuiu a distância no resultado, chegando a ficar atrás por apenas um gol. Apesar da pressão, o Colégio Buriti manteve a precisão no ataque e administrou a vitória até o final do jogo, que terminou 17 a 14.

A ponta direita do Colégio Buriti, Laiani Cardoso de Alencar, foi a atleta que mais marcou na partida, fazendo seis dos 17 gols da equipe. “Foi muito difícil passar por um time pedreira, mas com muita fé e garra a gente conseguiu. Isso é o resultado de muito treino físico e com bola. Só tenho a agradecer nosso técnico e colegas que nos apoiaram”, afirmou.

 “Foi muito difícil chegar aqui, estou muito feliz. O mérito é das meninas que se dedicaram desde o início dos treinos”, complementou o técnico Marcyone Pereira de Oliveira, logo após o fim da partida.

Além dos alunos de Buriti e Miracema, subiram no pódio, em terceiro lugar, a equipe do Colégio João XXIII, de Colinas.

Basquete masculino

A equipe de basquete do Colégio São Geraldo, de Paraíso do Tocantins, venceu a etapa estadual dos Jets pelo sexto ano.  O hexacampeonato foi conquistado contra o Instituto Federal do Tocantins, de Palmas, com placar final de 65 a 60 pontos. Em terceiro lugar ficou o time do Colégio Santa Cruz, de Araguaína.

Além de capitão do São Geraldo, Bruno Rezende, de 15 anos, foi o cestinha do jogo marcando 35 pontos. “Nem dá pra acreditar que foi tudo isso! Treinamos muito pra chegar aqui e levar o ouro. Agora é só felicidade e ir com tudo pra representar bem o Tocantins no nacional”, destacou.

 

Aos 16 anos, o atleta Gabriel Sena Tonako se despede da competição estudantil com o ouro no estadual e a chance de representar o Tocantins nos jogos nacionais. “Fraturei o joelho e fiquei cinco meses fazendo fisioterapia. Até duvidei se iria conseguir. Foi um esforço muito grande, meu e de toda a equipe, que valeu à pena”, enfatizou.

Para o técnico do time, Sidney Galoni, a conquista teve um peso ainda maior, já que o São Geraldo também foi o campeão no basquete na etapa de 12 a 14 anos dos Jets. “É mais motivo de alegria ainda ganhar os Jets e mais uma vez poder representar nosso estado no nacional”, frisou. 

 

JEJ

Com o ouro, os times do Colégio Estadual Buriti e do Colégio São Geraldo garantiram vaga nos Jogos Escolares da Juventude (JEJ), etapa 15 a 17 anos, que acontece nos dias 6 a 15 de novembro em João Pessoa, Paraíba.