As filmagens, realizadas pela Universidade Federal do Tocantins que aconteceram neste mês de setembro tem objetivo de documentar as experiências de sucesso com a utilização dos Laptops do programa ProUCA- Um Computador por Aluno, administrado pela Universidade Federal do Tocantins- UFT, de Miracema do Tocantins. As unidades de ensino que participaram das gravações foram a Escola Municipal de Ensino Fundamental, Francisco Martins Noleto e a Escola Municipal de Tempo Integral Campo Verde.

O documentário é parte do projeto que reunir os trabalhos realizados em escolas de mais 73 municípios tocantinenses e tem previsão de lançamento para a primeira quinzena de dezembro deste ano.

 

As aulas para o desenvolvimento de formadores e profissionais das escolas para o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação tiveram início em 2013 e deste então, é realizado em todas as unidades da cidade e do campo atividades pedagógicas com os equipamentos.

 

O sucesso destas ações foi o motivo da escolha do município para fazer parte do documentário. O Secretário de Educação, Robson Vila Nova, destacou que Miracema é um modelo e que vai servir de inspiração para outros municípios.

 

O pró-reitor de Extensão e Cultura da Universidade do Tocantins (UFT), George França, enfatizou que a produção do documentário vai evidenciar as experiências de sucesso e mostrar como os municípios buscaram se emancipar e construíram uma autonomia e discutiram junto com os alunos questões voltadas para a diversidade, cultura, gênero, política, cidadania e outros assuntos.

“ É um olhar diferente para o ensino e queremos documentar tudo que está sendo feito. Posteriormente vamos distribuir esse material que é extremamente rico e muito vai contribuir para a educação do Tocantins”, acrescentou o pró-reitor.

 

Web Colóquio

A educação da rede de ensino municipal de Miracema do Tocantins é a única da cidade que vai participar do Colóquio Web Currículo/ Mostra de Pesquisa em Currículo que acontece em outubro na Pontifícia Universidade Católica em Sã Paulo. A apresentação do artigo científico selecionado na modalidade Comunicação Oral é o resultado das experiências de sucesso das turmas 1 e 2 já concluídas ou ainda em execução com a utilização dos equipamentos de informática do ProUCA.

 

A autoria do trabalho é do Secretário Municipal Robson Vila Nova e das tutoras Clerislene da Rocha Nogueira e Meire Lúcia Andrade da Silva. Para as tutoras, o apoio da gestão municipal e o empenho do secretário em acreditar nos projetos foi fundamental para a projeção fora do município e para o reconhecimento de uma instituição tão conceituada no cenário nacional como a PUC.

O Secretário Robson também comentou a participação municipal no evento. “ É uma satisfação ter nossos trabalhos reconhecidos. Além do documentário da UFT, Miracema do Tocantins está novamente em destaque e vamos levar nossas experiências ao alcance de outros gestores e que são de várias partes do Brasil”, disse Robson.