Fernando Almeida

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-TO) suspendeu no sábado, 27,  a divulgação da pesquisa eleitoral para governador do Tocantins, em que aponta empate técnico entre Sandoval Cardoso  (SD) e Marcelo Miranda (PMDB).  Segundo consta na Decisão Liminar do desembargador Eurípedes do Carmo Lamounier, o Instituto responsável pelo levantamento não apresentou dados sobre o nível econômico dos entrevistados.

No último dia 26 um informe publicitário foi divulgado no WatsApp e no perfil de Sandoval Cardoso no Facebook adiantando o resultado da pesquisa. “A virada começou! (...) Arrocha de lá, que eu arrocho de cá,” dizia o post. O custo da divulgação do informe publicitário, na mídia, foi de 20 mil reais. 

Segundo consta no sistema do TRE, a pesquisa foi realizada pelo Instituto Gauss em 33 municípios e ouviu 3.830 eleitores. O levantamento foi encomendado pela empresa KFS de Oliveira (Jornal Araguaína News), pelo valor de 30 mil reais, e registrada no TRE sob  protocolo TO-00037/2014.  

O resultado estava previsto para ser divulgado na íntegra pelo Jornal Araguaína (Araguaia) News, nesta terça-feira, 30. O desembargador estipulou uma multa de 5 mil reais, caso o veículo de comunicação desobedeça a decisão judicial.