O homem que invadiu um quarto do Hotel St. Peter, em Brasília (DF) na manhã desta segunda-feira (29), com ameaças terroristas já foi identificado pela Polícia Civil. Trata-se do tocantinese Jac Souza dos Santos, 30 anos, nascido em Arraias e mora em Combinado, ambas no Tocantins.

Segundo informações, ele foi Secretário Municipal de Agricultura da cidade entre 2009 a 2012 e disputou eleição para vereador em 2008 pelo Partido Progressista, mas não foi eleito. Em 2009, Jac teria feito um concurso para oficial da Polícia Militar, mas foi reprovado. Nas negociações com a polícia, não pede dinheiro, fala mais em questões políticas.

Policiais informaram que o suposto “terrorista”, como ele mesmo disse, faz exigências “desconexas”, como a destituição da presidente Dilma Rousseff, aplicação da Lei da Ficha Limpa e a imediata deportação do italiano Cesare Battisti. O homem deu prazo até as 18h para que suas exigências sejam atendidas.

No momento da invasão, havia 300 pessoas no hotel. De acordo com o cozinheiro-chefe, que não quis dizer o nome, Jac Souza teria feito check-in em dois quartos no 10º andar, por volta das 5 horas desta segunda-feira. Três horas depois, ele teria invadido o primeiro cômodo. Toda a área próxima ao hotel está interditada. O homem bateu nas portas dos quartos e pediu aos hóspedes que deixassem o hotel, pois era uma ameaça terrorista.

O mensageiro do hotel [Ailton] é feito de refém e está vestido com um colete carregado supostamente com dinamites. A todo o momento, o suspeito de terrorismo aparece na varanda de um quarto no 13º andar com a arma apontada para o refém.

O hotel é o mesmo que chegou a oferecer emprego de gerente administrativo ao ex-ministro José Dirceu, condenado por chefiar o mensalão do governo Lula, no maior escândalo de corrupção da História, no Brasil.

O presidente do PP de Combinado (TO) e vereador da cidade, Lindon Jonson Miguel da Silva, disse que Jac é membro do diretório estadual do partido. Conforme Silva, o homem é "uma pessoa boa" e "amigo de todos". "Fomos pegos de surpresa aqui e estamos pedindo a Deus que termine tudo bem", afirmou o vereador.

Jonson contou ainda que Jac estava na cidade há dois ou três dias e "ninguém sabe porque ele está fazendo isso". Jac tem uma fazenda na região, avaliada em R$ 60 mil, e mora só com a mãe.

A polícia estima que, se a bomba no colete do refém for verdadeira, pode destruir pelo menos três andares, incluindo o 13º, onde o possível terrorista e a vítima estão.

BOMBOA NA RODOVIÁRIA

Jac Souza Santos disse ainda aos negociadores da Polícia Civil que colocou uma bomba na rodoviária do Plano Piloto, antes de seguir para o hotel.

O delegado disse que o grau de confiabilidade dessas informações é baixo, em razão das próprias exigências do suposto terrorista [como a aplicação imediata da Lei da Ficha Limpa, a renúncia da presidente Dilma Rousseff e a deportação do terrorista italiano Cesare Battisti]. Porém, como a área é de densa movimentação de pessoas, o Esquadrão Anti-Bombas da PM vasculhou o local.

Jac Souza hospedou-se à 5h50 da manhã e logo em seguida fez a camareira de refém. O recepcionista subiu para verificar o que estava acontecendo e acabou sendo feito de refém, no lugar da camareira. Ele encontra-se algemado e com um colete que supõem-se ter explosivos que irá detonar em 18 horas.