Fernando Almeida

Durante debate na TV Anhanguera na noite desta terça-feira, 30,  o candidato ao governo Marcelo Miranda (PMDB), ao ser questionado sobre o avião apreendido em Goiás, minimizou o episódio.  Miranda negou envolvimento e disse que para transportar o rombro do Igeprev seriam necessárias quase 3 mil aeronaves.

Ao responder a pergunta de Luís Cláudio (PRTB), o peemedebista disse que Douglas já prestou depoimento à polícia goiana, negou participação no evento e afirmou estar muito tranquilo. Miranda minimizou o episódio e alfinetou a chapa governista.  

“Se fosse discutir a questão do IGEPREV profundamente, eu posso dizer para vocês, população tocantinense que precisaria de 2.880 aviões para transportar o rombo do Igeprev.” Luís replicou que esse é um caso que deve ser esclarecido pela polícia para não restar dúvida ao eleitor.

Já Sandoval Cardoso (SD) rebateu Marcelo Miranda. “A gente vê o caso do avião que o acusado foi lá na imprensa me atacar e defender ele. Esse é o acusado. Que estava num hotel com as contas pagas pelo irmão dele. Que estava num avião cedido ao PMDB.” Ao se referir À entrevista de Douglas, Sandoval revidou.  (...) Isso é caso de polícia. Não adianta colocar um bandido na televisão querendo denegrir minha imagem. Isso é inadmissível.”

Ao falar da saúde, Sandoval voltou a atacar Miranda. “Não se constrói Hospitais em 5 meses. Eu não sou Mister M. Mas se em sete anos de governo se o candidato Marcelo Miranda tivesse aplicado dinheiro na saúde. Esse dinheiro que os bens dele estão bloqueados, que são 23 milhões. A Justiça bloqueou esses bens por desvios de dinheiro da área da saúde. Esse dinheiro daria para ter construído hospitais.”

Luís Claudio defendeu um diálago com os profissionais da saúde e afirmou que não vai privatizar a saúde no Tocantins. “Eu não vou transferir a minha responsabilidade para terceiros. Jamais. Eu não vou terceirizar a saúde. Custe o que custar.  Eu vou buscar as soluções como governante.  O povo quer ações do governo e não omissões.”

Ataídes  disse que o fato de 80% do  dinheiro da saúde no Tocantins ser gasto com folha de pagamento, 18 % com manutenção e apenas 1% é destinado a investimento agrava ainda mais a crise na saúde.  Ele Também se posicionou contra  a terceirização proposta por Sandoval e também feita no governo de Miranda. “Alguma coisa está errada na saúde. Nós precisamos abrir essa caixa preta para ver o que tem lá dentro.”