O registro de candidatura do candidato ao governo do Tocantins, Luís Cláudio (PRTB) e de sua vice Odethe Catumbia Pinto dos Santos, foi indeferido pelo Pleno do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A decisão foi dada no último dia 21, pelo ministro Luiz Fux, no entanto só foi registrada apenas na noite desta terça-feira (30 de setembro).

A decisão se deu em virtude do indeferimento do Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidário (DRAP) do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), pelo qual os candidatos pretendiam concorrer ao pleito. Dessa forma, Fux negou o seguimento ao recurso especial do candidato e manteve o indeferimento.

Em decisão, o TRE-TO também já havia indeferido o registro por considerar que foi feito fora do prazo estipulado e que o PRTB se registrou para a corrida eleitoral duas vezes, já que inicialmente fazia parte da coligação do candidato Sandoval Cardoso (SD) e posteriormente lançou chapa própria.

O TRE também havia suspendido o tempo de propaganda eleitoral na rádio e na TV e dividido entre as outras coligações.

Segundo informações do TRE/TO, o motivo é o fato do PRTB integrar inicialmente a coligação de Sandoval. Isso aconteceu antes de a executiva nacional do partido de Luís Cláudio intervir e decidir entrar com candidatura própria.

Perante a avalanche, Luís Cláudio chegou a anunciar a desistência de sua candidatura ao Palácio Araguaia no dia 01 de setembro, mas recuou logo em seguida e continuou fazendo campanha, inclusive participando de debates.