O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) derrubou o registro de candidatura a governadora da advogada Eula Angelim(Psol), na sessão da tarde desta quarta-feira, 1º. Ao julgar a homologação da renúncia do ex-candidato a vice-governador do Psol, Derisvan Bezerra, o juiz Zacarias Leonardo, relator do caso, considerou que a medida prejudicou a candidatura de Eula.

A decisão do juiz é baseada na nova resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), de número 23.405, que no seu artigo 61, parágrafo 2º, prevê que a substituição do candidato a vice-governador deve ocorrer até 20 dias antes da eleição, exceto em caso de falecimento.

Derisvan renunciou no dia 25, acusando a candidata Eula de estar "a serviço de terceiro", o que a advogada nega. Portanto, a renúncia ocorreu a menos de 20 dias das eleições, que serão realizadas no domingo, 5.

Vai recorrer
O Psol chegou a registrar a substituta de Derisvan no sábado, 27, a presidente regonal do Psol, professora Dorineide Assunção. Eula disse que o partido ingressará com embargos de declaração no TRE-TO nesta quinta-feira, 2, para reverter a situação. "Estou tranquila porque sei que vamos reverter isso e manter nossa candidatura", garantiu.  

Se confirmada a exclusão de Eula, o Tocantins terá apenas quatro candidatos a governador - Marcelo Miranda (PMDB), Sandoval Cardoso (SD), Ataídes Oliveira (Pros) e Carlos Potengy (PCB). Isso porque a Justiça Eleitoral indeferiu também a candidatura do advogado Luiz Cláudio (PRTB).

O Psol já teve outro candidato impugnado no início da campanha, o médico e ex-vereador de Palmas Joaquim Rocha, enquadrado na Lei da Ficha Limpa pelo TRE-TO.