Ramila Macedo

Em entrevista ao AN, o gerente geral da área comercial da fábrica da Votorantim de Xambioá, Paulo Roberto Cardozo, anunciou aumento da produção no mês de setembro. Logo no início, Paulo explicou que unidade produzia 600 mil toneladas de cimento por ano, e com investimento de R$ 80 milhões a quantidade aumentou 54%, saltando para 1,3 milhão de toneladas. Ainda informou que os xambioaenses também serão beneficiados. Cerca de 2,8 milhões de reais serão investidos em projetos sociais no município até 2015.

Por telefone, o gerente comercial disse que o aumento de mais 700 mil toneladas de cimento por ano também criou mais oportunidades. Hoje, a fábrica gera 600 empregos diretos e indiretos. Ele explicou que a unidade de Xambioá escoa a produção dos cimentos Poty e Tocantins para o sudeste do Pará, oeste do Maranhão e sul do Piauí, além do próprio Tocantins.

Questionado sobre o que motivou a empresa a investir mais unidade de Xambioá, Paulo Roberto destacou que a fábrica atende grande demanda do setor da construção civil, tanto no Tocantins quanto na região. “Prezamos pelo relacionamento de longo prazo com o município de Xambioá e com o estado de Tocantins, pois se trata de um importante polo de abastecimento para as grandes obras” afirmou.

O gerente informou que além do investimento na fábrica, a Votorantim é parceira nos projetos voltados para o desenvolvimento local, que visam contribuir para a qualidade de vida da população. “Vale destacar o Programa ReDes, de iniciativa do Instituto Votorantim e BNDES,  que recebe investimento de cerca de R$ 2,8 milhões até 2015. O objetivo do programa é estimular geração de renda através do comércio local, além de oferecer capacitação técnica aos jovens” disse Paulo Roberto.

Ele explicou que por meio do Programa ReDes, a Votorantim Cimentos conduz três projetos: Xambiart, de produção de biojoias e artesanato; Comesol, de inclusão social de mulheres na produção de óleo e artesanato utilizando o coco babaçu e o Renascer,  de estruturação da cadeia da piscicultura. Segundo o gerente comercial, os projetos Xambiart e Comesol devem beneficiar 180 famílias.

Ao finalizar a entrevista, Cardozo reiterou que a empresa contribui para o desenvolvimento da região, investe na área social e capacitação de jovens. Ele acrescentou “o programa Evoluir, que ofereceu capacitação técnica para 80 jovens moradores da cidade. Dos jovens que fizeram o curso boa parte já está trabalhando na empresa,” finaliza.