Fernando Almeida

Durante revista de rotina nesta quarta-feira, 01, a Polícia Civil encontrou drogas, celulares e carregadores no presidio Barra da Grota em Araguaína.  O material se encontrava nas celas do pavilhão e detentos os devem passar por disciplina.

Segundo apurado pelo AN, durante toda a quarta-feira funcionários da Umanizare e a Polícia Civil vasculharam as celas do presídio. Foram encontrados 37 facas artesanais, 10 celulares, carregadores e papelotes com drogas. A maior parte do material foi encontrada no pavilhão B.

 As revistas no Barra da Grota acontecem em datas não previstas para assim pegar todos de surpresa.  Segundo uma fonte, os presos afirmam que as vistorias são constrangedoras.

Como o material chega aos presos

Ainda segundo a fonte revelou ao AN, os presos têm acesso ao material pelo menos de três formas. A primeira por meio de funcionários da Umanizare que permitem a entrada. A segunda é mulheres de presos que adentram ao presídio com drogas e celulares na vagina.  E a terceira é a fabricação de armas dentro presídio.

Fabricação das facas

Conforme a fonte, a fabricação das facas artesanais é demorado, mas eficaz. O informante explicou que o processo acontece da seguinte forma: o detento pega dois palitos de picolé, junta um ao outro e coloca uma lâmina de barbear. Em seguida, pega uma régua e encosta na porta para orientar o corte no formato da faca. A fonte explicou que como a lâmina é de aço consegue cortar portas, pias e luminárias que são de ferro.

Todo o material apreendido foi encaminhado à perícia e as provas dos crimes serão anexadas ao processo dos presos envolvidos para posterior disciplina.