Alayla Milhomem e Flávio Herculano

A Procuradora-Geral de Justiça, Vera Nilva Álvares Rocha Lira, levou ao Palácio Araguaia, na manhã desta segunda-feira, 20, ofício com a lista tríplice dos candidatos a Procurador-Geral de Justiça (PGJ). Na oportunidade, o Governador Sandoval Cardoso escolheu e nomeou o mais votado, Clenan Renaut de Melo Pereira, que ficará à frente do Ministério Público Estadual (MPE) durante o biênio 2015/2016.

Na eleição para a formação da lista tríplice, realizada na última sexta-feira, 17, o Procurador de Justiça Clenan Renaut de Melo Pereira obteve 89 votos, do total de 117. Ele já exerceu o cargo de PGJ por duas gestões consecutivas (2009/2010 e 2011/2012). Seu novo mandato terá início com a assinatura do termo de posse, que ocorrerá em 14 de dezembro deste ano, durante sessão solene do Colégio de Procuradores de Justiça.

A entrega da lista tríplice foi acompanhada pelo presidente da Associação Tocantinense do Ministério Público (ATMP), Procurador de Justiça João Rodrigues Filho, que discorreu ao Governador sobre a recomendação da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp) que orienta os chefes do Executivo a priorizar, em suas escolhas, o nome do candidato mais votado da lista tríplice. Essa orientação visa reforçar o caráter autônomo conferido pela Constituição Federal ao Ministério Público brasileiro.

Sobre sua votação e escolha, Clenan Renaut disse se sentir orgulhoso e agradeceu a confiança da classe no seu trabalho. Ressaltou que suas duas administrações anteriores foram chanceladas nesta eleição com a votação expressiva que obteve entre os membros do MPE. O novo PGJ também falou dos desafios futuros. “O trabalho será dobrado, mas tenho certeza de que as conquistas virão”, arrematou.

A atual PGJ, Vera Nilva Álvares Rocha Lira, informou ao Governador que a eleição para o cargo de Procurador-Geral foi antecipada este ano para que o novo gestor tenha a oportunidade de participar da elaboração do orçamento da instituição. Sobre a expectativa para a nova gestão, frisou: “Tenho certeza de que ele vai continuar o trabalho que vem sendo desenvolvido e que também irá inovar”, disse Vera Nilva.

Perfil


Clenan Renaut de Melo Pereira é natural de Tocantinópolis (TO). Ingressou no Ministério Público do Tocantins em 1990. Foi o primeiro Promotor de Justiça a atuar em Palmas. Também passou pelas Promotorias de Araguacema, Ponte Alta do Tocantins, Itaguatins, Filadélfia e Porto Nacional. Em 2001, ascendeu ao cargo de Procurador de Justiça. Entre outras funções referentes ao MPE, foi presidente da Associação Tocantinense do Ministério Público (ATMP), Diretor-Geral da Procuradoria-Geral de Justiça, coordenador do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Cesaf), coordenador do Grupo Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), coordenador dos Centros de Apoio Operacional (Caops) do Meio Ambiente e do Consumidor e Subprocurador-Geral de Justiça. Exerceu o cargo de Procurador-Geral de Justiça nos biênios 2009/2010 e 2011/2012. Atualmente, é Corregedor-Geral do MPE.