Um dos colégios mais tradicionais de Araguaína e  região, o Pré-Universitário, está agonizando seus últimos dias. A escola, que é conveniada com o Estado,  está fechando as portas até o final deste ano, pois o prazo do convênio com o Governo do Estado termina no dia 31 de dezembro e tudo indica que os proprietários do prédio onde sempre funcionou a escola não tem nenhuma intenção em renovar o contrato.

 

O Colégio Pré-Universitário, que já foi particular, funciona hoje no sistema de Escola conveniada, sistema em que o Governo do Estado assume todas as responsabilidades com o funcionamento  da unidade de ensino, desde a compra de  equipamentos como cadeiras, dentre outros, até à direção e contratação de professores e demais servidores.

Mesmo conveniada, a Escola  pede contribuição financeira aos pais de alunos. O valor não é estipulado, pois a doação é voluntária e funciona como uma espécie de  caixa escolar, uma reserva para custear despesas da própria escola. “Cada um dá o que pode, mas ninguém é obrigado a contribuir, só se quiser”, disse um funcionário da escola.

Motivos  do fechamento

Segundo funcionários e professores do Pré-Universitário, o motivo para o fechamento da escola foi  o pedido do prédio onde funciona a escola. O prédio, que fica na Rua  21 de Abril, Centro, pertence a uma empresa da mesma família que é a proprietária do imóvel.

Segundo informações, o prédio não estaria dando lucro e agora os proprietários pediram o fim do convênio para que o imóvel seja vendido ou alugado para outros fins. “O prédio pertence aos mesmos donos da escola. Eles só querem lucro, educação está em último plano. Como é que eles resolvem tirar da população uma escola que é referência no município”?, questionou um funcionário da escola, que pediu para não ser identificado.

Histórico e excelentes resultados

O Colégio Pré-Universitário funciona há  34 anos e  conta atualmente  com cerca de 500 alunos, distribuídos  do sexto ano do ensino fundamental ao ensino médio. Já foi um dos maiores e respeitados da cidade, mas hoje corre o  sério risco  de perder aquilo que conquistou ao longo dos  anos, que é oferecer educação de qualidade.

Em toda a sua história, o Pré-Universitário logrou excelentes resultados em diversas avaliações. Em 2011, por exemplo, ficou entre os 20 colégios, públicos e particulares, que obtiveram as melhores notas do Tocantins no ENEM. Em Araguaína, ficou na 3ª colocação na rede pública e em 2012, foi 2º colocado na cidade.

Nada será feito para salvar a escola

Por meio de nota, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, não deu nenhuma esperança de que algo será feito para salvar a escola. A explicação da Seduc resumiu a dizer que o prédio não é público e, desta forma, quando o proprietário realizar a venda do imóvel, a Seduc “tomará todas as medidas necessárias para que os alunos continuem sendo atendidos pela rede estadual de ensino”, ou seja, serão arranjados em outras escolas.