Arnaldo Filho
Portal AF Notícias

Denúncias apontam que o Instituto Sulamericano de Desenvolvimento em Gestão (ISDG), habilitado pela Prefeitura de Araguaína (TO) para assumir a gestão da UPA do Setor Araguaína Sul, do Hospital Municipal e Ambulatório de Especialidades Médicas, não existe no endereço declarado. A constatação foi feita pelo AF Notícias ao entrar em contato, por duas vezes, na recepção do prédio que fica localizado no endereço informado pela empresa.

De acordo com o Diário Oficial do Município, de 28 de setembro, o ISDG tem sede na Avenida T-63, nº 1296, Quadra 145, Lote 8/9, sala 707, Setor Bueno, em Goiânia-GO. Neste endereço está construído o condomínio empresarial vertical New World. Mas, na sala declarada pelo Instituto funciona atualmente a Construtora Open, segundo a atendente, identificada como Manuely, na primeira ligação feita pelo AF Notícias, em 1º de outubro. A funcionária disse ainda que não havia nenhum instituto sediado no condomínio.

Já na segunda ligação, no dia 16 de outubro, a recepcionista não quis repassar informações, por telefone, sobre o referido instituto. Confira:

Reportagem - "Você poderia me confirmar o nome do Instituto que fica na sala 707?"

Atendente - “O senhor vai ter que vir aqui”.

Reportagem – “Mas tem algum instituto no New World?”.

Atendente – “Então, senhor, as informações que temos aqui na administração são sigilosas. O senhor terá que vir aqui na recepção, se identificar, eu vou entrar em contato com a sala e ver se o senhor está autorizado a ir lá”.

Reportagem – Falei com você tempo atrás e você fez uma busca no nome instituto e não apareceu basicamente nada...”.

Atendente – “Então, isso mesmo. Mas o senhor vai ter que vir aqui mesmo”.

Reportagem – "Você sabe me dizer, pelo menos, se esse Instituto já esteve no New World?”.

Atendente – “Não, não consegui achar nada...”.

Mudança de endereço e atividade 

Outro fato que chama atenção refere-se às atividades declaradas pelo Instituto. O ISDG foi fundado em 27 de agosto de 2010 com a razão social Instituto Empregar (IE) tendo sede na Quadra 11, Conjunto Q, Lote 102 no Bairro Morro Azul – São Sebastião, em Brasília (DF). A atividade do Instituto era de associação de defesa dos direitos sociais, treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial e atividades associativas.

Agora, ao consultar o mesmo CNPJ, 12.488.082/0001-44, no site da Receita Federal, observa-se que houve a mudança de nomenclatura para Instituto Sulamericano de Desenvolvimento e Gestão – ISDG, assim como das atividades, sendo agora de apoio à gestão de saúde, atividades de consultoria em gestão empresarial, serviços de assistência social sem alojamento, atividades de assistência psicossocial e à saúde a portadores de distúrbios psíquicos, deficiência mental e dependência química não especificadas anteriormente, atividades de atendimento hospitalar e atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências. O endereço também mudou, agora em Goiânia.

Contador explica

Para o contador Robson Batista, da Númerus Contabilidade, a alteração do ramo de atividade empresarial não constitui irregularidade, seria "algo normal", no entanto, não é possível garantir, a priori, se essa alteração foi a maneira encontrada para burlar o processo licitatório.

Já em relação ao fato de o Instituto não ter sede no endereço informado, Robson afirmou que a empresa pode ser multada em face dessa irregularidade.

Ninguém do Instituto foi encontrado para comentar o assunto. O espaço permanece aberto.