Vários servidores públicos da rede estadual de saúde do Tocantins promoveram uma manifestação na manhã desta sexta-feira (24) em repúdio às medidas anunciadas pelo governador Sandoval Cardoso (SD) de suspender as férias de todos os profissionais que estavam previstas para os meses de novembro e dezembro e não efetuar o pagamento dos plantões extras. O atraso já chegou a cinco meses, segundo os servidores.

O ato aconteceu em frente ao Pronto Socorro do Hospital Regional de Araguaína (HRA).

A manifestação teve o apoio do Sindicato dos Profissionais em Enfermagem do Estado do Tocantins (Seet) e está prevista para acontecer em todos os grandes hospitais da rede pública, inclusive na capital e em frente à Secretaria Estadual de Saúde (Sesau).

De acordo com Paulo Batista, representante do Seet que acompanhou a manifestação, os servidores estão também insatisfeitos em relação às precárias condições de trabalho no Hospital Regional e cobraram respeito e dignidade.

Os servidores se mobilizaram com diversos cartazes e palavras de ordem. “Pague nossos direitos, senhor governador”; “Queremos nossas férias”; “Respeite os trabalhadores. HRA chora”; “Bonificação Já! Garanta nossos direitos”.

Os profissionais esperam do governador Sandoval Cardoso a revogação da portaria de suspensão das férias e que ele cumpra com o acordo de pagar os plantões extras ainda durante o seu mandato, que termina no dia 31 de dezembro.

O motivo da suspensão das férias dos servidores estaria relacionado à contenção de gastos para não prejudicar o próximo governo.