Fernando Almeida

Faltando dois meses para concluir o mandato tampão, o governador do Tocantins Sandoval Cardoso exonerou nesta quarta-feira, 29,  6.550 servidores comissionados no Estado e também  extinguiu os contatos temporários de três secretarias.  O ato do secretário de Administração Lúcio Mascaranhas, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) de hoje (edição 4.245) tem validade a partir desta sexta-feira, 31.  

Segundo o DOE, na Portaria Nº 1.210, foram exonerados ocupantes comissionados na estrutura operacional do Poder Executivo.  Segundo a Portaria Nº 1.211, foram revogadas toda todas as designações de confiança em  Assessoramento, Segurança Pública, Magistério e cargos nos hospitais.

Consta no Ato Declaratório Nº. 245,  a extinção dos contratos temporários  firmados com o Executivo Estadual, nas funções e lotações das Secretaria da Educação, Secretaria de Saúde e secretaria da Defesa Social. Segundo o Jornal do Tocantins, a Secad informou que a medida atinge 6.550 servidores.

Em nota, o Governo do Estado esclareceu que as exonerações tem por objetivo permitir que todos os secretários e presidentes de autarquias possam definir o número suficiente de servidores comissionados que deverão exercer suas funções nesse término de Governo, de modo a impedir prejuízos e a solução de continuidade dos serviços públicos.

Veja as exonerações nas páginas 32 e 33 do DOE