A ONG de combate ao câncer Pró-Vida, em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Araguaína – ACIARA, inicia uma campanha de conscientização sobre a importância da doação de medula óssea, principalmente para tratar casos de Leucemia. As entidades se uniram para pedir o apoio de empresários e seus colaboradores e formar uma corrente de solidariedade. “Precisamos que cada diretor e associado se torne um disseminador dessa campanha e que leve essa necessidade para seus funcionários, amigos e familiares”, reforça o presidente da ACIARA, Manoel de Assis Silva.

Rapidez

 A coleta é simples. O doador deve entrar em contato com a Pró-Vida e marcar dia e horário no telefone (63) 3414-4500. Depois é só comparecer ao prédio anexo da entidade, na Avenida Tocantins, logo abaixo da Unimed para a coleta de 5 ml de sangue. É preciso levar o cartão do SUS.

Etapas

O sangue coletado é enviado para o Banco de Medula chamado REDOME junto com uma ficha preenchida no ato da doação. O sistema é compartilhado com todos os bancos de medula óssea do mundo para que seja feito um cruzamento dos dados entre doadores e pacientes que estão na fila à espera de transplante. Normalmente, o nível de compatibilidade para doação é de um doador a cada 100 mil pessoas.

Quem pode doar

Estão aptas as pessoas entre 18 e 55 anos, em bom estado de saúde e livre de doenças infecciosas ou incapacitantes.