Ao todo, 30 policiais militares se formaram no 1º Curso da Força Tática no 2º Batalhão da Polícia Militar de Araguaína. A cerimônia de formatura foi realizada na manhã desta quinta-feira, 20, no Auditório da Faculdade Católica em Araguaína.

Conforme a PM, o curso teve como objetivo a Preparação técnico-profissional de Policiais Militares, visando à criação de um Grupo de Força Tática no 2º BPM. Promovendo assim, mais uma alternativa para fortalecer a Unidade no combate à criminalidade. Por meio de aperfeiçoamento do radiopatrulhamento tático em atendimento às ocorrências de alto risco, recobrimento e/ou saturação de área, situações que requerem adestramento e adoção de procedimentos especializados por parte da PMTO.

O  Curso da Força Tática teve início no dia 3 de novembro e os policiais tiveram aulas teóricas com as disciplinas: Doutrina de Emprego Força Tática, Tiro Policial, Abordagem (pessoa e Veículo), Gerenciamento de crise, Direção Evasiva, Armamento e equipamento e Explosivos, Armamento e Equipamento não letal, Defesa Pessoal Policial, Escolta diversas, Técnica Policial Urbana, Técnica Policial Rural. E também aula prática com o Estágio Supervisionado de 120 horas, que contou com a participação de instrutores vindos de diversas Unidades Policiais, além dos militares do próprio 2ºBPM.

A PM informou que as técnicas de ensino e aprendizagem utilizadas incluem as mais diversas modalidades e metodologias, tais como: Oficinas de instrução; Estudos de situação; Técnicas de repetição e fixação; aulas práticas com simulação de situação real e palestras.

Além dos Policiais Militares que já pertenciam ao Grupamento de Força Tática, também participaram do Curso os militares do 2º BPM (Araguaína) 3º BPM (Pedro Afonso) 3ª CIPM (Colinas) 4ª CIPM (Araguatins), 5ª CIPM (Tocantinópolis). (Com informações da Assessoria do 2ºBPM).