Fernando Almeida

O ex-governador do Tocantins, José Wilson Siqueira Campos (PSDB), recebeu  nesta quinta-feira, 20,  o Colar do Mérito Estadual,  concedido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-TO) durante sessão solene especial.   Esta é a primeira aparição publica de Siqueira após a renúncia do cargo em abril de 2014. E, em tom saudosista, o ex-governador aproveitou a oportunidade para relembrar seus feitos e criticar a “herança maldita” que recebeu do antecessor.

Lembrança do início do governo

Durante o discurso, segundo reportagem do Folha do Bico, o ex-governador destacou as dificuldades que encontrou para administrar o Estado, após receber do antecessor Carlos Gaguim (PMDB), no ano de 2010.  “Encontramos o caos financeiro. O Estado todo endividado. Mas, apesar das dificuldades, conseguimos recuperar a credibilidade pagando muitos débitos, o que propiciou ao governo atrair mais investimentos e empréstimos”, relembrou.

Já o site  T1 Noticias menciona que  num discurso repleto de saudosismo, o ex-governador rememorou trechos de sua atuação na Câmara Federal, por ocasião da criação do Estado e homenageou a memória de Ulisses Guimarães e do jornalista Jaime Câmara. “Não quero morrer sem ver uma estátua de cada um destes homens em espaço público no nosso Estado”, enfatizou.

O título

A honraria, o Colar do Mérito Estadual Governador Siqueira Campos, é concedida pelo TCE a personalidades que fizeram parte da história do Tribunal. As homenagens fazem parte das comemorações do Jubileu de Prata do Tribunal de Contas.  Também foram homenageados  os conselheiros da Corte de Contas, Manoel Pires dos Santos (vice-presidente), Doris De Miranda Coutinho (corregedora), NapoleaÌ?o de Souza Luz Sobrinho, Severiano José Costandrade de Aguiar e André Luiz de Matos Gonçalves. 

Além da procuradora-geral de contas, Litza LeaÌ?o Gonçalves, e os conselheiros aposentados José Jamil Fernandes Martins e Herbert Carvalho de Almeida. Também foram homenageados, in memorian, os conselheiros AntoÌ?nio Gonçalves de Carvalho Filho, JoaÌ?o de Deus Miranda Rodrigues e José Ribamar Meneses. Quem recebeu a honraria foi Antônio Delfino Guimarães Sobrinho, filho do primeiro presidente, Júlia Labre Rodrigues, viúva do conselheiro João de Deus e Ana Paula Meneses, filha de José Ribamar.