O Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins fará a solenidade de inauguração da 2ª Companhia de Bombeiro Militar, em Colinas do Tocantins, às 14 horas, desta quarta-feira, 26. A nova unidade vai atender a 23 municípios do norte do Estado.

A companhia está preparada para realizar atendimentos nas diversas áreas de atuação dos bombeiros, como Combate a Incêndios urbanos e florestais; Busca e Salvamento; e Atendimento Pré Hospitalar. Apenas os Serviços Técnicos, que envolvem análise de projetos e vistorias em edificações, serão realizados ainda pelo 2° Batalhão de Bombeiro Militar, em Araguaína.

“Nós vamos estar mais próximo de cidades que antes eram atendidas por Araguaína, isso vai diminuir o nosso tempo de resposta em uma ocorrência. E para Colinas, ter uma unidade dos Bombeiros dentro do município vai permitir um atendimento rápido além de trazer mais segurança para população, o que é um diferencial para quem quer investir na cidade”, explica o comandante da unidade de Colinas Capitão Ciro Cardoso Guimarães Filho, ao falar sobre a importância da instalação da unidade para a região.

Estrutura

A nova unidade está localizada na Avenida Ruibelmar Limeira Borges, n° 909, Setor Campinas. E conta com um efetivo de 20 militares e três viaturas: um Auto Bomba Tanque Florestal (ABTF), uma Unidade de Resgate (UR) e uma caminhonete (viatura administrativa). O Capitão Ciro Cardoso Guimarães Filho é o comandante da unidade e o 1º Tenente Rafael Barreto Menezes osubcomandante.

Na estrutura organizacional da Corporação a 2° Companhia de Bombeiro Militar de Colinas está subordinada ao 2° Batalhão de Bombeiro Militar, em Araguaína.

Municípios atendidos

A área de atuação da unidade dos Bombeiros de Colinas abrange 22 municípios: Pau D’arco, Arapoema, Bernardo Sayão, Bandeirantes do Tocantins, Colinas do Tocantins, Juarina, Couto de Magalhães, Brasilândia do Tocantins, Pequizeiro, Itaporã do Tocantins, Colméia,  Goianorte, Presidente Kennedy, Guaraí, Tupiratins,  Itacajá, Santa Maria do Tocantins, Recursolândia, Pedro Afonso, Tupirama, Itapiratins, Bom Jesus do Tocantins, Centenário e Fortaleza do Tabocão.