A Avaliação Nacional da Alfabetização – ANA é direcionada para as unidades escolares municipais, estaduais a estudantes matriculados no 3º ano do Ensino Fundamental, fase final do Ciclo de Alfabetização.  Em Araguaína, mais de 1.700 alunos da Rede Municipal de Ensino realizam as provas até o dia 28 de novembro. 

A avaliação produzirá indicadores que contribuam para o processo de alfabetização nas escolas públicas brasileiras. A avaliação vai além da aplicação do teste de desempenho ao estudante, propondo uma análise das condições de escolaridade que esse estudante teve, ou não, para desenvolver esses saberes.

A Secretaria da Educação do Município está com seus técnicos e professores em todas as turmas do 3º ano aplicando a avaliação. Para o secretário Jocirley Oliveira, a aplicação anual da ANA se torna muito importante quanto aos dados apresentados para a escola. "É um instrumento já incorporado ao SAEB que serve acima de tudo para que possamos acompanhar com mais precisão o desenvolvimento da aprendizagem dos nossos alunos nessa fase de estudo", detalhou ele.

Ainda de acordo com Oliveira, os alunos da rede municipal têm mostrado um bom desempenho nas avaliações que o MEC  propõe, a exemplo do IDEB onde a Rede Municipal já bateu a meta com relação a nota estipulada pelo ministério de 2019. "Temos avançado muito dentro do processo pedagógico, buscando melhorar a cada dia, oferecendo condições para que o professor se alicerce cada vez mais de conteúdos que proporcione o crescimento intelectual e cognitivo das nossas crianças", finalizou o secretário.

A Ana

Há dois anos a ANA é aplicada no Brasil e envolve o uso de instrumentos variados, cujos objetivos são: conferir o nível de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa e alfabetização em Matemática das crianças regularmente matriculadas no 3º ano do Ensino Fundamental e as condições de oferta das instituições às quais estão vinculadas. A ANA produz indicadores sobre as condições de oferta de ensino.

A avaliação também contribui para a melhoria da qualidade de ensino e redução das desigualdades, em consonância com as metas e políticas estabelecidas pelas Diretrizes da Educação Nacional.