Redação

No Tocantins ainda não existe caso notificado da febre Chikungunya, um novo vírus de origem africana que está entrando no Brasil. Os sintomas são facilmente confundidos com a dengue, como febre, dor de cabeça,  dor no corpo. A diferença é que as dores são maiores  nas extremidades dos pés,  dedos, mãos, cotovelos e joelhos.

Como todos os municípios possuem o mosquito transmissor da dengue, a população esta vulnerável. A Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica de Doenças Vetoriais e Controle de Zoonoses (CVEDVCZ), da Sesau, realizará nos dias 26 e 27 de novembro de 2014, no auditório da Assembléia Legislativa, em Palmas a 3ª Reunião de Avaliação das Ações de Prevenção e Controle de Doenças transmitidas por Vetores.

A reunião tem o objetivo de atualizar os profissionais de vigilância e atenção básica quanto a Febre Chikungunya, seus principais sintomas e manejo adequado dos pacientes suspeitos, além de discutir estratégias para prevenção e controle da doença e avaliar os indicadores de saúde e planejamento/2015 para Dengue e Febre de Chikungunya(CHIK).

Segundo a gerente da Área Técnica da Dengue e Febre Amarela da Sesau, Christiane Bueno a reunião também acontecerá no dia 26, com os municípios das regiões de saúde Bico do Papagaio, Médio Norte, Cerrado Tocantins Araguaia e Cantão e no dia 27 serão as regiões Capim Dourado, Amor Perfeito, Ilha do Bananal e Sudeste.

No Tocantins não foram notificados ou confirmados casos da doença. No país foram confirmados casos no Amapá e na Bahia.