Por meio de um estudo comparativo executado pelo Instituto Fecomércio e Universidade Federal do Tocantins (UFT), feito através do cruzamento de dados das pesquisas “Expectativa de Vendas – Natal” realizadas nos anos de 2013 e 2014,   Gurupi, foi a cidade que apresentou um cenário mais positivo, sendo  a única cidade que registrou um aumento neste ano. O crescimento foi de 4% no índice total. Assim como Araguaína, a procura pelo comércio de rua diminuiu e as compras em camelôs e a Internet subiram.

O valor médio gasto com as compras de Natal por outro lado também tiveram queda, no ano passado, o valor variou em R$ 100,01 a 150,00, já este ano, a média ficou em R$ 50,01 a 100,00. Na capital da amizade, o dinheiro é a forma de pagamento mais utilizada em ambos os anos, com destaque para o crescimento de 20,8% no uso do cartão de débito.  O comparativo avaliou diversos fatores, como média do valor gasto, local escolhido para compras e forma de pagamento.

O prefeito de Gurupi, Laurez Moreira (PSB) disse que os dados apontados nesse estudo comprovam que a administração  municipal da cidade está no caminho certo ao colocar  em prática políticas públicas de fomento  da economia local, com incentivos à instalação de novas empresas, bem como, apoio para aquelas já instaladas há mais tempo.

Além disso, existem várias parcerias com entidades como CDL, ACIG, Fecomércio, Senac, Senai, dentre outras.  “Essas medidas também propiciaram  o surgimento de novas frentes de emprego e, consequentemente,  um aumento no poder de consumo do gurupiense, que deverá gastar mais nesta época de fim do ano, contribuindo, de forma significativa, para aquecer as vendas  no comércio da cidade.”, destacou o prefeito.