Arnaldo Filho/AF Notícias

A vereadora de Araguaína (TO) Terezinha Gomes da Silva, mais conhecida como Terezona, perdeu novamente sua cadeira na Câmara Municipal, cedendo lugar ao suplente Edmones Matos (Xeroso). A parlamentar teve seu diploma cassado pela Justiça Eleitoral, no dia 4 de dezembro de 2013, acusada de abuso de poder político e prática de condutas proibidas nas eleições municipais de 2012 ao agendar consultas e exames no Hospital Regional de Araguaína (HRA), via gabinete, em troca de votos.

Terezona havia retornado ao cargo no último dia 11 de dezembro, via liminar concedida pela juíza Denise Dias Dutra Drumond, do TRE-TO, mas o Ministério Público Eleitoral (MPE) recorreu e conseguiu derrubar a decisão nesta terça-feira (16).

Conforme o MPE, a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) contra a vereadora encontra-se fundamentada em diversos documentos apreendidos pela Polícia Federal no seu próprio gabinete, bem como em provas testemunhal e documental. Diante disso, não haveria chances de êxito do recurso interposto pela vereadora.

Entenda

Terezona teve seu diploma cassado e decretada inelegibilidade por 8 anos após ser acusada de abuso de poder político com a utilização indevida da estrutura do Hospital Regional de Araguaína para agilizar a realização de exames, consultas e procedimentos médicos.

O Ministério Público Eleitoral apontou na Ação um esquema de favorecimento eleitoral em prol da vereadora dentro do HRA. Alberto Gomes da Silva, filho da vereadora, e Genir Lopes da Silva, sua sobrinha, valiam-se das funções que ocupavam dentro da unidade hospitalar para facilitar o acesso a exames, tratamento e consultas às pessoas que procuravam a vereadora em seu gabinete.

Nas residências dos envolvidos, a Polícia Federal apreendeu 53 documentos, entre eles requisições de exames, laudos, receituários, autorizações para procedimentos ambulatoriais e fichas de encaminhamento médico, além de uma folha de papel manuscrita com nome e respectivo título eleitoral de 62 pessoas.

Já na busca e apreensão realizada no gabinete da vereadora foram encontrados 12 requisições, ficha de encaminhamento e laudos para exames médicos, bem como 7 resultados de exames médicos.

Saiba+

» Terezona reassume a vaga e Xeroso perde pela 3ª vez o assento provisório