Fernando Almeida

Durante coletiva na manhã desta quinta-feira, 18, o prefeito Ronaldo Dimas (PR), afirmou que o ex-prefeito Valuar Barros contratou a Pró-Saúde, sem licitação, para gerir a saúde em Araguaína.  Disse ainda que há falhas no contrato e que a Organização Social recebe 90% do valor previsto, independentemente se o serviço seja ou não prestado em sua totalidade.

Segundo Dimas, o contrato (de 5 anos) celebrado entre a prefeitura (na gestão de Valuar Barros) e  a Pró-Saúde, não passou por licitação. E que por este motivo fez uma adequação na Legislação para contratar uma nova OS.  “A dificuldade que eu tinha era fazer um contrato dessa magnitude (114 milhões), sem licitação. Aí eu tinha muita dificuldade. Porque ai eu sei que ia gerar uma ação séria do Ministério Público contra mim.”

Contrato fixo

Dimas justificou que a falha do contrato se refere ao valor fixo de 2,2 milhões que o município repassa à Pró-Saúde. “O que que reza no contrato? Independente deles fazerem ou não o serviço, nós temos que pagar pelo menos 90% do contrato. Independente deles fazerem ou não o serviço. E nós estamos já com problemas dessa natureza. (...) Por exemplo, no ultimo mês, e eles vêm reduzindo o serviço,  foram atestadas notas de serviços que dá em torno de 1,5 milhão, mas eles querem receber 1,9 milhão referentes ao contrato. É muito cômodo isso.”

Em relação ao questionamento na Justiça que a Pró-Saúde fez sobre o processso de transição para o ISDG, Dimas foi taxativo.  “É Claro que eles não querem perder uma boquinha dessa. Principalmente prestando serviço e recebendo a mais do que tá prestando.”

Leitos do Hospital Infantil

Outro tema abordado por Ronaldo Dimas também alfinetou ao contradizer a informação divulgada de que os leitos infantis do Hospital Municipal pertenciam à Pró-Saúde.

“É tudo do município. Tudo que tem lá foi adquirido com recurso do município, ou que vieram do Governo Federal, Governo Estadual ou mesmo do próprio tesouro municipal. Então não tem nada deles. Se eles falaram isso, eles falaram para atormentar ainda mais a população. Porque isso é uma grande mentira. Se fizer isso, aí eles vão cometer um crime muito grave.”