Fernando Almeida

O semioticista francês Eric Landowski proferiu na noite da quinta-feira, 19, de uma Conferência no Campus da Universidade Federal do Tocantins (UFT), em Araguaína (TO).  A conferência integrou atividades do Programa de Pós-graduação em Letras da UFT (PPGL). O pesquisador também aproveitou a oportunidade para lançar sua obra “Interações Arriscadas” (Editora Estação das Letras e Cores, 2014), traduzida pela professora dra. Luiza Helena Oliveira da Silva (PPGL-UFT), durante seu estágio pós-doutoral em Paris. Em seguida, Landowski participou de sessão de autógrafos e concedeu entrevista ao Araguaína Notícias.

Com o tema “Semiótica Viva”, Landowski falou para uma plateia formada por docentes e acadêmicos da UFT, mestrandos e doutorandos em Letras, além de estudiosos de outras áreas e professores da região.  O teórico fez uma apresentação da teoria semiótica (que se debruça sobre a problemática da  significação em diferentes linguagens), privilegiando um dos aspectos centrais da teoria, a narratividade, usando para isso de exemplos concretos, relacionados ao cotidiano, num esforço de se valer de elementos da cidade: a presença dos quebra-molas nas avenidas, o pequi na culinária tocantinense.  Como as pesquisas desenvolvidas no PPGL privilegiam a temática do ensino, o teórico inseriu em suas reflexões as relações de interação no contexto educacional.

Conceito de Sociossemiótica

Principal pesquisador da Sociossemiótica, Landowski a conceituou como sendo “um ramo da Semiótica Geral”, elaborada inicialmente por Algirdas Julien Greimas.  Esse ramo teórico tem início ainda no século passado “como uma problemática das interações da sociedade, entre grupos, indivíduos  ou mesmo países, na política internacional”. Trata-se de uma reflexão sobre “a problemática geral de como se constroi o sentido na interação, seja na relações intersubjetivas, seja na relação dos sujeitos com os objetos naturais ou produzidos pela cultura”, explicou.

Contribuição à Universidade

Em entrevista ao AN, o pesquisador francês enfatizou que sempre vem ao Brasil para desenvolver a Semiótica e dar cursos nas universidades brasileiras. Eric Landowski disse ainda que sua visita à UFT traz contribuições. “Certamente vem contribuir em particular para o ensino. Para refletir sobre como se organizar a interação entre professor e aluno na aula. E a organização do trabalho na Universidade, nas relações entre administrativo e professores. Discussão sobre os programas e nas formas de pedagogia”, considerou.

Obra

Landowski também falou do livro “Interações Arriscadas”, traduzido do francês para o português pela  Prof.ª  Dra. Luiza Helena.  Segundo ele, trata-se de uma obra que discute diferentes regimes de interações. Nesse sentido, ele designa 4 regimes: a programação (quando está prevista uma extrema regularidade, como nas situações muito estereotipadas, previsíveis ou rituais), a manipulação (quando envolve a persuasão de um sujeito sobre outro, como no caso da sala de aula, quando o professor quer fazer o aluno acreditar na relevância do que é ensinado), o ajustamento (quando o sensível tem lugar na interação não programada e imprevisível, como na dança, quando os parceiros buscam ajustar seus corpos mutuamente num exercício partilhado), o acaso (quando não há qualquer previsibilidade, como ocorre diante da situação de uma telha que cai inesperadamente sobre um passante na calçada): “Como entender essa questão e como ele (professor) se comportar para dar confiança, para comunicar com entusiasmo ou simplesmente para obter o silêncio? Tudo isso são modos do sujeito interagir com os outros. Por exemplo, na política, consideremos a atitude dos políticos em relação aos eleitores. Numa campanha eleitoral, quais são os argumentos, como se comportar também para inspirar confiança?”

Linha de pesquisa

Os trabalhos do pesquisador se concentram na análise semiótica dos discursos e práticas sociopolíticas, nos regimes de interação, no processo de construção de identidades e na experiência sensível. Propõe uma abordagem sensível e viva no âmbito da semiótica, dedicando-se à sua aplicação na análise da experiência cotidiana e das práticas da comunicação social e política contemporânea.

Perfil

Eric integra atualmente o GESTO (Grupo de Estudos do Sentido - Tocantins), como pesquisador estrangeiro.   Possui graduação em Direito pela Université Paris 1 (Panthéon-Sorbonne)(1966), graduação em Letras pela Université de Paris IV (Paris-Sorbonne)(1968) e graduação em Ciência Política pela L"institut D"etudes Politiques de Paris (1963). Atualmente, é professor associado da Université de Limoges.  No Brasil, foi o criador, com Ana Claudia de Oliveira, do Centro de Pesquisas Sociossemióticas da PUC-São Paulo (CPS), que, em 2014, completou 20 anos. No Brasil, publicou vários artigos livros traduzidos para o português. Nesse sentido, a tradução de Interações Arriscadas foi amplamente celebrada no país pelos pesquisadores da área e chega em boa hora para os semioticistas na UFT que investigam o ensino. (Colaboraram Ramila Macedo e Luiza Helena Oliveira)