O Programa Compra Direta de 2015 está com o cadastro aberto em Araguaína. Os produtores rurais que pretendem fornecer alimentos para o programa devem ir à Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico, à Rua 25 de Dezembro, no Centro. O período de cadastro vai até o dia 20 de janeiro de 2015.

 “O Município precisa fazer um levantamento para confirmar os volumes que serão adquiridos para que os recursos sejam liberados pelo Ministério na próxima compra”, salientou o secretário Josué Luz, destacando que há uma necessidade de saber quais novos produtores possuem produtos para a venda e qual quantidade.

Para fazer o cadastro é necessário a seguinte documentação: cópia da identidade, CPF, Título Eleitoral, PIS/PASEP/NIS e o extrato da Declaração de Aptidão ao Pronaf. Além disso, os fornecedores individuais devem fazer uma relação de quantos quilos poderá entregar do produto no próximo ano, no limite de até R$ 6.500,00/ano.

Produtos

Após o cadastro, a Secretaria terá uma noção de quanto vai movimentar. No final de novembro, o Ministério destinou cota de R$ 1,045 milhão para 2015. A chamada pública, publicada no Diário Oficial do Município no dia 28 de novembro, definiu os seguintes alimentos a serem fornecidos: frutas, verduras, legumes, peixes, ovos, grãos, cereais, frango caipira melhorado, polpa de frutas, pão caseiro, carne suína, mel e derivados do leite.

Compra Direta

A inscrição é um dos requisitos para que os produtores façam parte do programa, fruto da parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), por meio do Programa de Aquisição de Alimentos Municipal e a Prefeitura de Araguaína.

Voltado para agricultura familiar, o Compra Direta representa um grande benefício para os produtores rurais do Município, pois é a certeza da comercialização dos seus produtos a preços justos. Além disso, o programa contribui para a redução da desnutrição alimentar nas camadas mais carentes da população.

Os produtos adquiridos no Compra Direta são doados para mais de 90 instituições em Araguaína, entre escolas e creches municipais e entidades filantrópicas, como a Casa Tranoi e Casa do Idoso.

Mais informações podem ser obtidas através do telefone (63) 3414-7457.