Fernando Almeida

Em coletiva na manhã desta segunda-feira (19) o prefeito Ronaldo Dimas (PR) anunciou oficialmente o fim no monopólio do Transporte Coletivo em Araguaína. O prefeito também apresentou a nova frota que vai complementar o serviço na cidade. São 50 novos micro-ônibus, 45 entram em circulação a partir de 1º de março e outros cinco ficarão de reserva.

Os novos ônibus pertencem à Cooperativa dos Transportadores Autônomos de Passageiros do Município de Araguaína (Cooperlota).  A nova frota fará serviço juntamente com a Viação Lontra, que atua exclusivamente há 30 anos na cidade. Serão 9 linhas com passagem no valor de R$ 2,35 − mesmo preço cobrado pela Lontra. A nova frota não usará o terminal de integração da Lontra e terá sua própria bilhetagem.

Sobre os micro-ônibus

Os ônibus terão ar-condicionado, sistema GPS de localização, além do sistema de bilhetagem eletrônica. Nos bairros com maior número de usuários, como Costa Esmeralda e Novo Horizonte, haverá 10 veículos com capacidade para transportar 40 pessoas sentadas e mais 40 em pé. O restante da frota tem capacidade   para 25  pessoas sentadas e 30 em pé. Conforme anunciado, as novas rotas serão executadas sob o planejamento e direção da AMTT (Agência Municipal de Transporte e Trâsito).

Acessiblidade

A frota também está equipada para transportar cadeirantes. Foto:Fernando Almeida/Araguaína Notícias

A frota também está equipada para transportar cadeirantes. Para o presidente da Associação dos Deficientes Físicos de Araguaína, Jeferson Cardoso, a acessibilidade ao ônibus dá mais liberdade. − Imagina você não ter condições de sair de sua casa. E você ter um transporte que possa usar. Então isso é o que faz a diferença.

Ronaldo Dimas afirmou que − a expectativa é que todo o município seja atendido e beneficiado. Ele  ressaltou ainda que todos os ônibus serão monitorados para saber se estão atrasados ou não.

Licitação

O contrato celebrado entre a prefeitura e Cooperlota, conforme edital de licitação, modelo permissão, tem vigência sete anos, prorrogável por mais sete, em caso de interesse do município.  O serviço de transporte coletivo em Araguaína é prestado, há 30 anos, pela Viação Lontra e o contrato se encerra em maio deste ano.

Segundo levantamento da Lontra em fevereiro de 2013, em Araguaína há 105 veículos clandestinos que fazem transporte de passageiros. Além de 500 moto-taxistas e mais de 250 táxis. Baseado neste argumento, a empresa afirma que não existe monopólio do transporte em Araguaína.

As novas linhas

1- Faculdades ao Setor Monte Sinai

2- Residencial Costa Esmeralda ao Setor Patrocínio

3- Setor Xixebal ao Maracanã

4- Vila Couto à Vila Vitória

5- Jardim dos Ipês ao Bairro JK

6- Percorrerá vários pontos no Centro da cidade

7- Hospitais à Vila Azul

8- Jardim Belo à Rodoviária

9- Povoado Novo Horizonte até o Detran