As obras da Estação de Transbordo de Cargas Ecoporto Praia Norte, que fica no extremo norte do Tocantins, estão 75% concluídas. O Ecoporto Praia Norte, um dos agentes da revolução logística experimentada atualmente pelo Estado do Tocantins, estará pronto para começar a operar no início de 2016. Inicialmente, fará o transporte de grãos, madeira, celulose e produtos industrializados vindos do Polo Industrial de Manaus.

O governador Marcelo Miranda (PMDB) recebeu nesta terça-feira, 27, o presidente do Ecoporto Praia Norte, Klaus Weyand, junto com representantes da empresa Modern Logistics Transportes Aéreos de Cargas. Marcelo Miranda reiterou que, apesar da crise administrativa herdada pelo governo anterior, tem adotado medidas para tornar o estado ainda mais atrativo para investidores nacionais e internacionais.

Segundo Klaus Weyand, as obras de arruamento, portaria e rampa de acesso para as barcaças do Ecoporto já estão em fase de conclusão.  “Nosso projeto se iniciou ainda no Governo Marcelo Miranda. Viemos definir uma estratégia junto com o Governo do Estado para atrair empresas e empresários para formar essa parceria com o Ecoporto para industrializar a região do Bico do Papagaio [extremo norte do Tocantins]”, informou.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Tocantins, Eudoro Pedroza, não tem dúvidas sobre o potencial da obra para a logística do país. “O Ecoporto de Praia Norte irá viabilizar para o Tocantins grandes condições para exportamos nossa soja e também importarmos produtos da Zona Franca de Manaus; e será um fator de desenvolvimento muito grande para o Estado”, ressaltou.

O porto

O Ecoporto Praia Norte é uma empresa de capital fechado, instalado no município de Praia Norte, numa área de 744.000m² na margem esquerda do rio Tocantins, a aproximadamente 600 km de distância da Capital, Palmas, a 70 km da cidade de Imperatriz, no Sul do Maranhão, e a 200 km da cidade Marabá, no sudeste do Pará.

Quando estiver em operação, o empreendimento será uma Plataforma Logística Multimodal de cargas oriundas da bacia amazônica e que abastecem, atualmente, todo o mercado interno brasileiro.

Pelo Porto de Praia Norte, poderão seguir commodities do centro do Brasil em direção ao porto de Belém, no Pará, bem como receber, numa rota mais curta, produtos acabados do Polo Industrial de Manaus para as regiões Nordeste, Sul e Sudeste do Brasil. O porto também estará integrado com grandes projetos ferroviários, como as ferrovias norte-sul e leste-oeste, e contribuirá para a área alfandegada do aeroporto de Palmas.

Modern Logistics

O secretário Eudoro Pedroza falou ainda sobre a visita dos representantes da empresa Modern Logistics, que visa desenvolver redes integradas de distribuição tanto aéreas, quanto terrestres. “Nesta reunião, apresentamos aos empresários a viabilidade e a estratégica posição do Tocantins, além do incentivo fiscal que podemos viabilizar, através da redução dos impostos no querosene. Com toda certeza, a vinda dessa empresa será muito importante para o Tocantins”, disse.

O vice-presidente Comercial e Markenting da Modern, Adalberto Febeliano, falou sobre a empresa e como foi a reunião. “Nós estamos montando uma empresa de logística integrada, uma empresa que vai muito além do transporte aéreo, uma empresa que vai trabalhar também com outros modais de transporte e todos os serviços logísticos de armazenagem e de processamento de pedidos. E quando nós olhamos o Brasil, realmente o Tocantins tem uma posição geográfica privilegiada, por isso nosso interesse em travar contato com o governador Marcelo em uma reunião muito produtiva”, considerou. De acordo com Febeliano, a próxima etapa será conhecer o aeroporto e as empresas que já estão instaladas no Estado.

 O deputado federal e ex-governador Carlos Henrique Gaguim (PMDB) também participou da reunião.