Lailton Costa/Portal CT

Em eleição neste domingo, 1º, o deputado Osires Damaso (DEM foi reeleito presidente da Assembleia Legislativa pelos próximos dois anos. Damaso fez 14 votos e Eli Borges (PMDB), pelo governo, 10 votos. Assim, a estratégia dos “independentes” deu certo e eles ainda conseguiram um voto da base do governo do Tocantins. 

O Palácio Araguaia precisava tirar um voto dos “independentes” para conquistar o empate e ganhar com o deputado com maior número de mandatos. Ao invés disso, um palaciano votou com os adversários do governo.

O Palácio tentava tirar esse voto de vantagem dos  “independentes” desde o início da semana. Contudo, não conseguiu e só definiu seu candidato na manhã deste domingo.

Ao ser encaminhada a votação, Eli Borges pediu a palavra por cinco minutos, assim que foi chamada a deputada Amália Santana (PT), invocando o artigo 170 do regimento. A norma diz que o encaminhamento de votação não é permitido nas eleições e nos requerimentos, quando cabível, é limitado ao signatário e a um orador contrário.

Em seu discurso como candidato governista, Eli defendeu a governabilidade com harmonia. Reforçou o aspecto da votação secreta como forma de cada deputado fazer valer sua posição de independência, mas que, como candidato do grupo de sustentação do governo, defendia a importância da governabilidade por meio da relação harmônica com o Executivo.

Pediu voto alegando que, diante da crise que o Estado vive, ele, seu vice, Eduardo do Dertins (PPS), e a chapa reuniriam a melhor composição para tirar o Estado da crise.

Damaso, no contraponto, em discurso mais sucinto que o de Eli, defendeu o Legislativo como poder autônomo, independente e, acima de tudo responsável, e, com ele, na presidência, nos próximos dois anos a Assembleia teria um presidente capaz de fazer o papel de conduzir a Casa pela liberdade, como parlamento forte e decisivo para o Estado. 

Agora serão eleitos os demais cargos da Mesa. Confira as chapas: 

Palácio

Presidente: Eli Borges (Pros)
1º Vice-presidente: Eduardo do Dertins (PPS)
2º Vice-presidente: Nilton Franco (PMDB)
1º Secretário: Toinho Andrade (PSD)
2º Secretário: Valderez Castelo Branco (PP)
3º Secretário: José Bonifácio (PR)
4º Secretário: Amália Santana (PT)

“Independentes”

Presidente: Osires Damaso (DEM)
1º Vice-presidente: Luana Ribeiro (PR)
2º Vice-presidente: Mauro Carlesse (PTB)
1º Secretário: Jorge Frederico (SD)
2º Secretário: Elenil da Penha (PMDB)
3º Secretário: Júnior Evangelista (PRTB)
4º Secretário: Olyntho Neto (PSDB)