Fernando Almeida

Durante vistoria na manhã desta segunda-feira, 23,  a Polícia Civil encontrou um túnel no interior do presídio Barra da Grota em Araguaína (TO).  Ao menos 11 presos foram apontados como suspeitos de envolvimento nas escavações.

Segundo apurado pelo AN, o túnel fica localizado no pavilhão B na cela 113 do presídio, mede cerca de 40 cm de diâmetro e a profundidade ainda não foi medida.  Já a terra retirada durante as escavações era armazenada em sacos em cima das camas (beliches). 

Vídeo e fotos obtidas pelo Araguaína Notícias mostram que na cela 112 havia uma beliche com dezenas sacos de terra e na cela 113 as duas camas estavam lotadas. Os sacos para colocar o entulho são feitos de lençóis, camisas e até de short dos detentos.

Obstáculos

Para escavar o túnel, os detentos perfuraram o piso de concreto que mede entre 30 a 40 a cm.  Ele é formado por pedra, cimento e uma malha de ferro. O vídeo mostra que a perfuração foi em cima de uma tubulação de esgoto, que por sua vez ficou jorrando “água servida.” Ao menos 11 presos foram identificados como suspeitos de participar da escavação do túnel.  Caso seja comprovada a participação deles, haverá punição. 

Versão da Umanizzare

A empresa Umanizzare, responsável pelo Barra da Grota, informou que o túnel não havia chegado em nenhuma saída, que não houve fuga e que  os detentos foram retirados da cela. Também ressaltou que aguarda a Polícia Civil verificar o tamanho do túnel e logo após a perícia, vai tomar providências para tapa-lo.

Histórico

Esta é a segunda vez que presos tentam fugir dessa forma. Em 17 de agosto de 2013 foi encontrado um túnel na cela 110 do pavilhão C. Na época, os presos conseguiram armazenar 40 sacos de areia, cerca de 1.600 kg, em beliches.  Nos dois casos ninguém fugiu.

Confira o vídeo (Aqui)