Ramila Macedo

Passados quatro meses, continua sem solução o caso da bebê de quatro meses de São Geraldo do Araguaia (PA) que morreu com suspeita de envenenamento. O pai é apontado pela família como o principal suspeito de envenenar a criança. Ester Sofia de Oliveira foi trazida para Araguaína ainda viva no dia 27 de outubro de 2014, mas faleceu pouco tempo depois de dar entrada no Hospital Municipal.

A mãe de Sofia, uma adolescente de 17 anos, procurou o Araguaína Notícias nesta semana para cobrar da Justiça mais agilidade no caso. Segundo ela, o laudo que poderia confirmar o envenenamento, solicitado na Delegacia de Polícia Civil de Araguaína, apontou que o estômago da criança estava limpo. “O reagente lá pra ver se o produto foi envenenamento, a mulher falou que o estômago dela tava limpo, porque fizeram os procedimentos no hospital pra limpar o estômago dela. Aí não tinha mais veneno” afirmou.

Laudo do frasco

Ainda segundo a mãe da criança, a família aguarda a chegada do resultado de outro exame realizado em Belém (PA), feito a partir do frasco do frasco e da camiseta com restos de vômito da criança. A expectativa é que no dia 27 desse mês esteja pronto. No entanto, ela afirmou achar estranho essa demora da conclusão do caso. “A justiça está demorando demais. E assim, é muito estranho essa demora toda porque já vai fazer quatro meses sexta-feira”.

Conforme a mãe da bebê, sem laudo que comprove o envenenamento, o principal suspeito pela morte da criança, o próprio pai Jeferson da Mota Castro de 21 anos, ainda não pode ser preso. A adolescente relatou que dois pedidos de prisão foram negados pela Justiça por falta de prova.

Ao AN, o delegado de São Geraldo do Araguaia responsável pelo caso, Tiago Silva, informou que o inquérito está em fase final. Mas não deu detalhes de quando estará pronto.

A mãe da criança disse que espera agilidade da Justiça e que Jeferson seja preso.  “Eu queria que a Justiça fosse mais rápida, ne? Porque a minha filha não volta mais, mas eu quero que a Justiça seja feita. Simplesmente como ele matou minha filha, ele vai matar mais” desabafou.
A reportagem não conseguiu contato com a defesa do suspeito.

Relembre o caso
A bebê Ester Sofia de Oliveira de quatro meses foi internada no Hospital Municipal de Araguaína no dia 27 de outubro do ano passado com suspeita de envenenamento e acabou morrendo. A mãe da criança diz que o principal suspeito é o pai de Ester, Jeferson Castro, que teria dado o veneno chamado “barrage” para a criança. Ele chegou a ser preso pela PM de São Geraldo do Araguaia, mas foi liberado por falta de prova.

Leia +

» Pai é suspeito de envenenar filha de 4 meses no Pará; bebê morreu em hospital de Araguaína