Acompanhando o governador Marcelo Miranda, o secretário da Educação Adão Francisco de Oliveira, participou nesta quarta-feira, 25, em Brasília, de audiência com o ministro da Educação, Cid Gomes, ocasião em que tratou de projetos que deverão receber apoio do MEC. O secretário apresentou o planejamento da educação no Tocantins para 2015 e destacou as principais demandas relacionadas ao financiamento de projetos pedagógicos de educação integral, apoio às obras de reforma das escolas de referência e a formação de professores.

De acordo com Adão, o pedido de recursos foi visto positivamente pelo ministro, que garantiu uma análise detalhada dos projetos com base nos conceitos de Educação Integral. “Saímos dessa reunião confiantes. Primeiro por saber que nossas políticas educacionais estão de acordo com as diretrizes do MEC e segundo por que o ministro mostrou total interesse em apoiar nossas ações”, frisou.

Para o governador Marcelo Miranda, essas visitas são extremamente relevantes para fortalecer uma política de parceria entre os governos. “Nós conseguimos reforçar o nosso compromisso de governo relacionado à educação integral e humanizada e ao mesmo tempo apresentamos nossas demandas ao ministro, que colocou sua equipe à disposição, a fim de garantir parcerias”, concluiu.

Compromisso

O ministro da Educação assumiu o compromisso de avaliar, nos próximos 30 dias, a proposta educacional do Tocantins. De acordo com o secretário, o plano contém a visão estratégica da Seduc, no sentido de garantir o acesso, a permanência com sucesso na escola e o desenvolvimento da educação integral.   "Esse material que entregamos hoje ao ministro vai garantir que ele conheça nossa realidade e favoreça possíveis investimentos para educação”, destacou.

Em relação às reformas das escolas de tempo integral, Cid Gomes demonstrou interesse em viabilizar parcerias para adequar as escolas da rede em espaços aptos à aplicação do conceito de educação integral.

Outras agendas

O Secretário também participou de outras agendas em Brasília. Uma delas foi uma reunião com o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação-FNDE, Antônio Idilvan de Lima Alencar. No encontro, Adão solicitou a prorrogação de prazos para execução dos convênios relacionados à construção de escolas de tempo integral, centros profissionalizantes, laboratórios, quadras poliesportivas e aquisição de ônibus escolares.