Ramila Macedo

Tocantinenses vão pagar a conta de luz 4,5% mais cara já a partir da próxima segunda-feira, 02. O anúncio veio da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) que aprovou nesta sexta (27) a revisão tarifária extraordinária da Energisa Tocantins. A Aneeel também aprovou aumento de outras 57 concessionárias.

Conforme a tabela divulga pela Aneel, o reajuste do preço da energia no Tocantins ficou em 7º lugar, dentre os mais baixos. A média nacional ficou em 23% e os maiores reajustes serão para as distribuidoras AES Sul (39,5%), Bragantina (38,5%), Uhenpal (36,8%) e Copel (36,4%).

Em comunicado à imprensa, a Energisa Tocantins informou que os índices de reajustes serão diferenciados, conforme o nível de tensão do consumidor. Confira  na tabela.


Ainda conforme o comunicado, a revisão extraordinária está prevista nos contratos de concessão das distribuidoras e permite que a Aneel revise as tarifas para manter o equilíbrio econômico e financeiro do contrato, quando houver alterações significativas nos custos da distribuidora.