Fernando Almeida

O grupo JBS inaugurou na manhã deste sábado, 28, seu frigorifico em Araguaína (TO).  A cerimônia contou com a presença do governador Marcelo Miranda (PMDB), diretores do empreendimento e demais autoridades.

Na oportunidade, embora o frigorífico tenha sido foi adquirido pelo grupo JBS em 2009, Marcelo Miranda reivindicou parte do mérito para seu governo.  “Toda a nossa equipe não mediu esforços na concretização deste grande empreendimento. Nós estamos trabalhando incansavelmente para impulsionar o crescimento econômico do nosso Estado. É isso que estamos fazendo.”

Em recente entrevista ao AN, o diretor industrial do frigorifico em Araguaína, Rodrigo Culatrai, explicou o motivo pelo qual o Grupo JBS escolheu a  cidade para implantar a unidade.  “Nós não poderíamos deixar de estar presente num dos polos mais importantes de pecuária e desenvolvimento do Brasil. Era o momento da nossa empresa participar desse Estado, essa região promissora.”

Diretor industrial do frigorífico em Araguaína, Rodrigo Culatrai. Foto: Fernando Almeida/AN

Roberto ainda falou sobre o destino da carne que parte processa na unidade de Araguaína. “Por questões de logística e mercadológica, a nossa intenção é vender o máximo para esta região (...) mas num segundo momento temos a intenção de exportar.”  Ele ainda explicou que o frigorifico deve abater cerca de 600 cabeças de gados por dia.  Nesta segunda-feira, 02, inicia-se os testes com o abate de 60 cabeças de gado.

Segundo o grupo JBS,  o investimento em Araguaína é de R$ 25 milhões, vai gerar em média 500 empregos diretos.   O destino da carne exportada será para atender o mercado de países da América do Sul, África, Oriente Médio, Europa, entre outros.

O presidente do Sindicato Rural de Araguaína, Roberto Paulino, destacou que o município possui cerca de mil pecuaristas e conta com um rebanho bovino de aproximadamente 450 mil cabeças de gado.

De acordo com a Secom-TO, atualmente o estado ocupa o 11º lugar no ranking de rebanho, com mais de 8 milhões de cabeça de gado. O principais mercados consumidores  da carne tocantinense são: Rússia, Venezuela, Egito, Irã, entre outros.

Unidade do Frigorífico do Grupo JBS em Araguaína. Foto: Fernando Almeida/AN