Fernando Almeida

A promessa da construção de dois Shoppings em Araguaína alavancou a venda de lotes no ano de 2012 e criou muita expectativa no araguainense. Na época, uma pergunta era recorrente − Araguaína comporta dois shoppings? Hoje, o questionamento é outro − será que ao menos um vai sair do papel?  O Nações já desistiu e o Araguaína Park, cuja inauguração seria em agosto do ano passado, apenas deu início na terraplanagem, mas as obras  estão paradas há meses.   

Shopping Nações

 O primeiro a ser inaugurado em Araguaína seria o Shopping Nações, localizado às margens da TO-222, saída para Xambioá.  O empreendimento, orçado em 100 milhões, foi projetado para possuir 101 lojas.  Já o investimento para custeio da obra era do Grupo Vértico e  Construtora  WTorre.  A terraplanagem teve inicio em janeiro de 2012, seria inaugurado no dia das mães de 2013, mas em novembro de 2013 a Revista Exame informou o contrário.  Por motivos de dívidas, os investidores desistiram do Shopping Nações em Araguaína.

Araguaína Park Shopping

O segundo empreendimento, mais imponente, é o Araguaína Park Shopping, localizado no loteamento Lago Azul.  A obra, orçada em R$ 200 milhões, foi lançada em março de 2012 e a inauguração seria em agosto de 2014. No dia do lançamento,  o diretor presidente do Grupo Skipton, Carlos Amastha (atual prefeito de Palmas), esteve presente para acompanhar o início da construção.  Com o anúncio da obra, a venda de lotes nas imediações aumentou e o preço também.

Porém, seis meses após a data prevista para a inauguração, a realidade é muito diferente da promessa.  A reportagem do AN esteve no local e constatou que a obra do Araguaína Park Shopping apenas iniciou e está completamente parada. No terreno onde deve ser erguida a estrutura do prédio, há algumas colunas pré-moldadas e vergalhões de ferros.  Porém, não há sequer vestígios de pessoas trabalhando na obra ou de máquinas em operação. A falta de andamento na construção, pode indicar que a obra não deve sair do papel. 

O Araguaína Notícias entrou em contato com a assessoria do Grupo Skipton para saber se a obra seria reiniciada ou não. Mas as solicitações não foram respondidas.