Fernando Almeida

A promessa do prefeito Ronaldo Dimas (PR) sobre a quebra do monopólico do transporte coletivo em Araguaína, na prática, ainda não foi cumprida. Durante coletiva em 19/01, Dimas anunciou que a partir de 1º de março, 45 micro-ônibus já entrariam em circulação. No entanto, até esta terça-feira, 03, nenhum destes ônibus foi visto rodando nas ruas da cidade e não há data prevista para que isso ocorra.

Na época do anúncio, há pouco mais de um mês, apenas um ônibus-modelo foi tomado emprestado para ser apresentado à população. Já os 50 micro-ônibus (45 para circulação e 5 para reserva) estavam em fase de aquisição pela Cooperativa dos Transportadores Autônomos de Passageiros do Município de Araguaína (Cooperlota).

Três dias após a data em que entrariam em circulação, dentre os 50 micro-ônibus previstos, apenas 10 chegaram em Araguaína. E a principal desculpa da Cooperativa, segundo a prefeitura, é de que a empresa responsável por montar os veículos deu férias coletivas aos funcionários. E isso atrasou a entrega, impedindo assim o início dos trabalhos em Araguaína na data prevista.

Resposta da Prefeitura

Em nota, a prefeitura de Araguaína informou que Agência Municipal de Transporte e Trânsito (AMTT) notificou a Cooperativa no último dia 25 de fevereiro, fez advertência à Cooperativa e exigiu uma solução imediata. A prefeitura informou que o não cumprimento pode acarretar na rescisão do contrato. “Somente após ouvir a Cooperlota, a AMTT deverá reavaliar a situação,” destaca a nota. A prefeitura ressaltou “que a Cooperlota recebeu e já encontra-se em Araguaína uma frota composta por dez micro-ônibus com sistema integrado de bilhetagem eletrônica, adaptados a portadores de necessidades especiais e ar-condicionado”.

Nova frota

A nova frota fará serviço juntamente com a Viação Lontra, que atua exclusivamente há 30 anos na cidade. Serão 9 linhas com passagem no valor de R$ 2,35 − mesmo preço cobrado pela Lontra. A nova frota não usará o terminal de integração da Lontra e terá sua própria bilhetagem.

Leia +

Dimas anuncia o fim do monopólio da Lontra: nova frota com 45 ônibus circula a partir de 1º de março