Na manhã desta terça-feira, 3, o prefeito Ronaldo Dimas convocou órgãos ligados à Segurança Pública de Araguaína para uma reunião com o objetivo de discutir medidas urgentes para coibir atentados semelhantes aos que ocorreram na cidade na noite desta segunda, dia 2. A reunião de quase duas horas aconteceu no gabinete da Prefeitura, localizado na Avenida José de Brito. Participaram da reunião a comandante do 2º BPM, tenente coronel Patrícia Murussi, o juiz da Vara de Execuções Penais, Antônio Dantas, e os promotores Benedicto Guedes, Paulo Alexandre e Leonardo Gouveia.

Entre as estratégias definidas está a necessidade urgente de estruturação das polícias. Foram discutidos pontos como a regularização do fornecimento do combustível para abastecer as viaturas da Polícia Militar que atendem a cidade e o envio de outras novas viaturas disponibilizadas pelo Comando Geral de Palmas. Concomitantemente ao que foi discutido, a Polícia assegurou também intensificar o policiamento na cidade, inclusive convocando os policiais de férias e do administrativo.

Na reunião também foram discutidas necessidade da Polícia Civil, como o envio de mais dois delegados e um agente de investigação para que possam somar ao trabalho já executado por um delegado e um agente à frente da Delegacia Especializado de Investigação Criminal (Deic).

Barra da Grota

Também foi discutida a necessidade urgente da implantação de um raio-x, sistema de bloqueio de celulares e de um sistema de inteligência no Presídio Barra da Grota. O objetivo é evitar que ações de dentro da unidade causem perigo à população.

Segundo o prefeito Ronaldo Dimas, um convênio entre o judiciário deve garantir a recuperação dos detentos quanto a sua reinserção à sociedade. Um projeto social de qualificação profissional foi proposto com a  implantação de um Centro de Ressocialização e Reinserção dos presos do regime semiaberto.

Preocupação

Dimas afirmou que entrou em contato com o governador Marcelo Miranda por telefone, o qual demonstrou preocupação com a realidade que o Estado vive e se colocou à disposição dos órgãos de segurança e do prefeito.

“Estamos tomando as providências para que as medidas sejam adequadas e para que possamos resgatar a segurança e o cumprimento da lei, a fim de garantir a mobilidade dos cidadãos de nossa Araguaína, já que a Viação Lontra atende na normalidade”, finalizou o prefeito.