Nesta quarta-feira (25), o pró-reitor de Administração e Finanças da Universidade Federal do Tocantins (UFT), José Pereira Guimarães Neto, e a presidente em exercício da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Jeanne Michel, assinaram contrato para gestão compartilhada do Hospital de Doenças Tropicais (HDT) ligado à instituição de ensino. O ato aconteceu na sede da Ebserh, em Brasília, e contou com a presença de diretores da estatal.

A partir da assinatura, será iniciada a implantação de um plano de reestruturação da unidade hospitalar, ação executada de forma conjunta entre a universidade e a empresa. O plano prevê a adoção de medidas para a recuperação da infraestrutura física e tecnológica. Além disso, inclui a recomposição do quadro de pessoal, por meio de concurso público para lotação no HDT, localizado em Araguaína. No primeiro semestre de 2015, deve ser publicada portaria autorizando a Ebserh a realizar o certame.

Para o pró-reitor da UFT, a parceria trará ganhos para a instituição de ensino e para a sociedade. “A Ebserh nos ajudará a melhorar a qualidade dos serviços prestados pelo hospital”, afirmou José Pereira. Trigésimo hospital universitário a ser gerido pela empresa, o HDT entrará em um processo de transição, em que novos processos de administração serão implantados.

A estruturação da equipe de governança é a prioridade no momento, segundo a presidente da Ebserh. “Após a nomeação do superintendente, dos gerentes e dos responsáveis por setores estratégicos, como Planejamento, Comunicação e Tecnologia da Informação, colocaremos nossos programas e projetos à disposição do hospital”, destacou Jeanne Michel.

O reitor da UFT, Márcio Silveira, destaca a importância da parceria. "Essa é uma grande conquista para a UFT, sobretudo para o Câmpus de Araguaína, que vai poder contar com o nosso novo curso de Medicina ainda esse ano e com o hospital já sob a administração da Ebserh, que eu tenho certeza que vai ser um sucesso".

A Ebserh é uma empresa pública, vinculada ao Ministério da Educação, foi criada em 2011 com a finalidade de modernizar a gestão dos hospitais universitários federais (HUFs). Atualmente, possui contrato de parceria com 30 dos 50 HUFs existentes no país. Desde a sua criação, coordena o Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf).

(Colaboraram Priscylla Islla e Samuel Lima)