Durante reunião com servidores do Centro de Controle de Zoonoses – CCZ, a Associação Comercial e Industrial de Araguaína – ACIARA, por meio da Diretoria de Saúde, firmou uma parceria com o poder público para o combate à Dengue e à Febre Chikungunya na cidade.

De acordo com o diretor Renato Freire, comerciantes engajados nas ações servem de estímulo para colaboradores e outras comunidades. “Precisamos incentivar a cultura de receber bem o agente de endemias e abrir a empresa para as vistorias”, afirmou Renato.

De acordo com o médico veterinário do CCZ, Anderson Milhomen, o período entre maio e outubro é o mais crítico para a dengue. “Por causa das chuvas, as larvas se desenvolvem nesse período e começam a contaminação das pessoas. Mesmo no período de estiagem, os números de focos e casos são altos”, disse Anderson.

Ações

A ACIARA comprometeu-se a intensificar as informações e orientações junto aos associados e estimular o compartilhamento com os colaboradores. Outra recomendação será instruir os funcionários responsáveis pela limpeza dos estabelecimentos a criar uma rotina de checagem dos recipientes e locais que podem acumular água. As atividades da ACIARA junto aos associados serão desenvolvidas por meio de panfletos, redes sociais, e-mails e demais ações durante eventos da entidade.

Riscos

Apesar de não haver quintais ou áreas abertas em boa parte do comércio, o CCZ afirma que há possibilidades de criação de focos da Dengue e Chikungunya em calhas e lajes sem telhado. “Elas podem acumular água se não tiverem um sistema eficiente de escoamento”, alertou a diretora do CCZ, Monalisa Sousa.

 

Mas o foco das ações será as borracharias e oficinas mecânicas, por causa da água parada nos pneus. “É o local ideal para o mosquito: escuro, protegido e com pouca evaporação da água”, pontua Monalisa.