Prefeitura, entidades, órgãos públicos e organizações não governamentais uniram forças com a Associação Comercial e Industrial de Araguaína – ACIARA para o projeto Lago Mais Azul, que iniciará suas atividades neste sábado, dia 7 de março, a partir das 8 horas, para o Dia D de limpeza de um dos cartões postais de Araguaína. As equipes responsáveis pela coleta do lixo flutuante partirão de uma base montada nos fundos da Associação Atlética Banco do Brasil – AABB.

O presidente da ACIARA, Manoel de Assis Silva, lembra que, neste primeiro momento, os trabalhos serão feitos por pessoas preparadas. “É um serviço pesado e que envolve certos riscos. Por isso montamos um grupo que tem conhecimento sobre o local e a melhor forma de executar a limpeza”.

Para a ação de sábado, as equipes contarão com seis caiaques e 12 barcos para a recolha do lixo, dois caminhões para o transporte dos resíduos até o aterro sanitário da cidade, além de equipamentos como luvas, botas e sacos de lixo.

Ações permanentes

Contudo, o mutirão de limpeza será apenas o ponta pé de uma série de atividades permanentes organizadas por uma comissão do projeto Lago Mais Azul. “Vamos precisar da participação intensa da comunidade, principalmente na preservação dos córregos afluentes, que desembocam no córrego Neblina ou diretamente no lago”, ressalta a diretora de Assuntos Ambientais, Juliane Carneiro.

De acordo com os membros do projeto, as ações futuras incluirão a conscientização ambiental nas escolas, maior fiscalização sobre o despejo irregular de esgoto nos afluentes, entre outras atividades.

Organização

Após a reunião com os parceiros, ocorrida no dia 26 de fevereiro, a comissão, junto do Corpo de Bombeiros, fez vistorias no lago azul para definir quais os pontos navegáveis e aptos para receber os barcos. “Precisamos do envolvimento de toda a sociedade civil organizada, além dos órgãos públicos e comunidades. O lago é de todos e estamos firmes nesta campanha de preservação”, salientou o também diretor de Assuntos Ambientais da ACIARA, Carlos Júnior.

Participam do projeto Lago Mais Azul representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Ministério Público Estadual, Companhia Independente da Polícia Rodoviária e Ambiental, Corpo de Bombeiros, Alvorada Energia S.A (Enel), Lions Clube, Rotary Clube, Área de Preservação Permanente das Nascentes, CEM Paulo Freire, Grande Loja Maçônica do Tocantins, Naturatins, Diretoria Regional de Ensino, Ordem dos Advogados do Brasil, Defesa Civil, Odebrecht Ambiental, ONGs Naturativa e Guardiões da Natureza e Universidade Federal do Tocantins.