Após a vistoria realizada na manhã desta quinta-feira, 05, na Casa de Prisão Provisória de Palmas (CPPP), na qual foi encontrado um túnel cavado pelos detentos com mais de 10 metros de extensão, celulares e armas, a Polícia Militar (PM) não descarta a possibilidade de realizar entradas emergenciais nas demais unidades prisionais do Estado.

A ação é respaldada por uma decisão judicial da desembargadora Maysa Vendramini, que declarou a greve dos policiais civis como ilegal, e autorizou os militares a fazerem vistorias nas unidades prisionais de todo o Estado, caso eles não retornassem às atividades.

De acordo com o Comandante Geral da Polícia Militar, coronel Glauber de Oliveira Santos, a operação foi um trabalho conjunto entre PM e Corpo de Bombeiros e envolveu 139 homens, sendo nove bombeiros e os demais 130 divididos entre integrantes do 1° Batalhão de Polícia Militar (BPM) e Companhia Independente de Operações Especiais (Ciop). “À medida em que estas ações forem requisitadas, a atuação da Polícia Militar vai acontecer. Estamos com uma força-tarefa preparada para novas operações”, afirmou.

Ainda de acordo com o comandante, o Serviço de Inteligência da PM identificou problemas na CPPP após o encaminhamento de detentos feridos para as unidades de saúde, o que sugeria que os presos estavam armados e poderiam estar preparando uma possível rebelião ou mesmo uma fuga em massa, que acabou sendo frustrada com a descoberta do túnel.